Distinção busca desenvolver a qualidade das empresas associadas e reconhecer aquelas que atingiram o nível de excelência nas operações de segurança
Redação Transpodata
Foto Divulgação
O Programa de Segurança Viária, iniciativa do Setcergs em parceria com a Dipesul Volvo, premiou o esforço de empresas em promover um setor de transporte mais seguro, qualificado e responsável, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do segmento. O programa tem por objetivo oferecer avaliação e orientação às empresas de transporte, com base nos requisitos da ISO 39001, principal padrão mundial para sistemas de gestão de segurança viária, e nos critérios ESG aplicáveis ao transporte de cargas. “Este é um tema precioso para a Volvo e a todos os transportadores. Investimos muito em tecnologia nos veículos, mas só isso não seria suficiente. Precisamos trabalhar juntos para desenvolver cada vez mais a segurança viária”, afirmou Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo na América Latina.
O presidente do Setcergs, Sérgio Mário Gabardo, lembrou os esforços necessários para combater a violência no trânsito, enaltecendo o apoio da Volvo nessa missão. “Ao mesmo tempo em que celebramos, é preciso lembrar que há um lado muito difícil: o das perdas. Por isso, precisamos estar juntos com quem quer nos amparar nesse esforço”, disse.
O diretor do Setcergs, Diego Tomasi, reforçou que o prêmio busca desenvolver a qualidade das empresas associadas e reconhecer aquelas que atingiram o nível de excelência nas operações de segurança. “O Setcergs é o único sindicato do país que tem uma premiação voltada à segurança viária. A expectativa é termos cada vez mais segurança nas estradas por meio do treinamento e qualificação das empresas e dos profissionais envolvidos”, afirmou. A iniciativa é voltada para associados de todos os portes.
Durante a premiação também foram entregues distinções às empresas participantes do simulado de emergência: Cooperlíquidos, Magma Transportes Rodoviários, Minuano Transportes, Modal Transportes, Scapini Transportes, Tomasi Logística, Translíquidos, Trânsito Brasil e Transportes Gabardo. Ainda foram premiados os motoristas destaque em cada uma das empresas. Nessa avaliação, foram consideradas boas práticas e exemplos na condução de veículos, atendimento ao cliente, relacionamento com colegas, comunidade e meio ambiente.
O programa considera oito fatores fundamentais, como sistemas de gestão, treinamento e desenvolvimento, desempenho da segurança viária, veículos e tecnologia embarcada, preparação e resposta a emergências, além de tópicos avançados em ESG. As etapas incluíram inscrição, diagnóstico, plano de ação, orientação para adequação aos requisitos, análise e auditoria interna, e obtenção da certificação ISO 39001, reconhecimento das práticas exemplares das transportadoras participantes. Os resultados esperados incluem a redução de mortes e lesões no trânsito, a disseminação de práticas sustentáveis e o aumento da competitividade das transportadoras.
A Dipesul Volvo, pioneira no apoio à iniciativa, preparou uma bonificação especial para as cinco primeiras empresas que obtiveram o melhor desempenho no diagnóstico. Elas receberão um voucher no valor integral investido no programa como forma de reconhecimento pelo comprometimento com a segurança viária.
Empresas premiadas
- Troféu Ouro: Cooperlíquidos, Tomasi, Translíquidos, Magma, Scapini e HB Transportes – Trânsito Brasil
- Troféu Bronze: Transportes Gabardo e Modal Transportes
- Motoristas agraciados: Márcio Borba (Cooperlíquidos), José Carlos Scheid (Trânsito Brasil), Jeferson Vieira Moreira (Magma Transportes), André Luiz Sulzbacher (Modal Transportes), Célio Fachi Frazon (Scapini Transportes), Silécio Sebaldo Galas (Tomasi Logística), Juarez Elesbão (Translíquidos) e Elias Gonçalves Villa Nova (Transportes Gabardo)