Be8 01

Prefeitura usará biocombustível em parte da frota

Be8 BeVant abastecerá 17 veículos em Passo Fundo em substituição ao diesel fóssil

Redação TranspoData

Foto Michel Sanderi, Divulgação

Produto desenvolvido no Rio Grande do Sul, o Be8 BeVant passará a ser utilizado em parte da frota de veículos da Prefeitura de Passo Fundo, no norte do estado. A medida, que reduz a emissão de gases poluentes, foi oficializada nesta quarta-feira (20), com a assinatura do contrato pelo prefeito Pedro Almeida e o empresário Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8.

O biocombustível será utilizado em 17 veículos e máquinas da frota municipal. Todos os meses, a prefeitura consumirá aproximadamente 10 mil litros do biocombustível para abastecer 11 caminhões, uma motoniveladora, duas retroescavadeiras, um micro-ônibus, uma picape e um veículo do gabinete do prefeito. O produto substituirá o diesel nos veículos e máquinas, reduzindo de imediato a emissão de gases que prejudicam a saúde e o meio ambiente.

O presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, enfatizou que é uma honra para a empresa, que nasceu em Passo Fundo, fazer parte de um projeto inovador com o produto desenvolvido em seus laboratórios. “Mais uma vez Passo Fundo sai na frente como referência de cidade que avança em tecnologia de forma sustentável e que reduz suas emissões no curto prazo para proporcionar um ambiente mais saudável para toda a população”, avaliou.

O prefeito Pedro Almeida destacou o incentivo a projetos que geram desenvolvimento econômico e social de forma sustentável. “Hoje celebramos uma parceria que coloca Passo Fundo no mapa da inovação e reforça a meta de sermos uma cidade sustentável, com menos poluição e mais qualidade de vida para todos”, afirmou.

O novo biocombustível foi criado para substituir totalmente o diesel comum, especialmente em veículos e máquinas. Ele já foi testado por montadoras, fabricantes de motores e máquinas agrícolas. Além de não emitir poluentes como o diesel fóssil, oferece o mesmo desempenho e autonomia aos veículos e equipamentos.

Economia circular

Uma das principais matérias-primas para a produção do Be8 BeVant é o óleo de cozinha usado (UCO, na sigla em inglês) proveniente do sistema de coleta pública de resíduos, estabelecimentos comerciais e residências de Passo Fundo, como parte do programa Be8 Ser Sustentável. “É um exemplo notável de economia circular porque dá um destino sustentável a um resíduo que de outra forma poderia ter um descarte inadequado na natureza”, destaca Erasmo Battistella.

Segundo a fabricante, o Be8 BeVant tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Com maior teor de éster, diminui em até 50% as emissões de monóxido de carbono, até 85% as de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta.

A qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (ultra low sulfur diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídeo é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água. É indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
error: Content is protected !!