Terminal recebe seu oitavo portêiner e mais seis guindastes sobre pneus semiautomáticos
Redação TranspoData
Foto Porto Itapoá, Divulgação
O Porto Itapoá deu mais um passo importante em sua estratégia de expansão e modernização. O terminal recebeu seu oitavo portêiner — guindaste de grande porte utilizado na movimentação de contêineres entre o navio e o cais. Com o novo equipamento, o Porto Itapoá passa a integrar o seleto grupo dos três terminais portuários brasileiros com as maiores frotas de portêineres.
O equipamento chega para complementar a frota que já vem entregando resultados expressivos. Adquirido no ano passado, o sétimo portêiner entrou em operação em 2024 e, no primeiro mês, registrou aumento de 15% na produtividade das operações de navios. A expectativa da diretoria é que o oitavo amplie ainda mais esse desempenho.
A nova máquina traz ainda inovações tecnológicas. Entre elas, um sistema de leitura automática dos contêineres, capaz de agilizar processos, reduzir erros operacionais e elevar a segurança. O novo portêiner também se destaca pela lança de 70 metros – cinco metros maior que os modelos anteriores -, o que permite operar com maior alcance e eficiência, especialmente em navios de grande porte.
De acordo com o CEO Ricardo Arten, o investimento reforça o compromisso do terminal com operações de alta performance e segurança. “A expansão da frota de portêineres é fundamental para garantir ainda mais produtividade, mas sempre com foco em segurança operacional. Estamos preparando o Porto Itapoá para atender navios cada vez maiores e fluxos mais complexos, sem abrir mão de proteger quem faz tudo acontecer”, afirma.
Também chegaram seis novos RTGs – guindastes sobre pneus que realizam a movimentação de contêineres no pátio. Os equipamentos seguem o modelo já adotado pelo Porto Itapoá, operados por controle remoto. O terminal foi o primeiro da América do Sul a implementar RTGs remotos, somando atualmente 10 unidades do tipo. Os novos RTGs trazem um diferencial: serão semiautomáticos. Parte de seus movimentos ocorre de forma autônoma, sem a intervenção constante do operador remoto, o que aumenta a eficiência e reduz riscos operacionais.
Arten destaca que os investimentos fazem parte da fase IV de expansão, projetada para elevar a capacidade e preparar o Porto Itapoá para as exigências dos próximos anos. “Estamos evoluindo para um patamar ainda mais alto em tecnologia, automação e eficiência. Cada novo equipamento representa mais agilidade, segurança e competitividade para clientes e toda a cadeia logística”, enfatiza o CEO.
O Porto Itapoá deu início à fase IV de expansão em janeiro de 2024, com estimativa de investimentos superior a R$ 500 milhões nos próximos 12 meses. “O terminal está consolidado entre os três maiores do Brasil. Planejamos ser o maior, mais eficiente e mais seguro da América do Sul”, anuncia.





