Rumo e DP World firmaram acordo para construção de estrutura para grãos e fertilizantes
Redação TranspoData
Foto Rumo, Divulgação
A Rumo e a DP World firmaram acordo para a construção de um novo terminal para movimentação de grãos e de fertilizantes no Porto de Santos (SP). A infraestrutura será instalada na área do terminal de uso privado (TUP) da DP World, localizado na margem esquerda do canal do porto, e terá capacidade para movimentação anual de nove milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de fertilizantes.
O contrato entre as duas empresas estima prazo inicial de 30 anos de operação, com possibilidade de renovação e sujeito aos termos da autorização portuária da DP World. O investimento estimado pela Rumo para a construção do ativo é de R$ 2,5 bilhões e há a possibilidade de parcerias estratégicas ao longo do curso de implementação. O período estimado para a construção é de 30 meses, contados do cumprimento de determinadas condições precedentes inerentes a esse tipo de transação, dentre as quais as aprovações governamentais pertinentes.
Pedro Palma, CEO da Rumo, define o modal ferroviário como, estruturalmente, a solução logística mais eficaz, segura, competitiva e de baixo carbono para movimentar grandes volumes de commodities para a exportação, assim como para cargas importadas, com insumos que aumentam a potência produtiva do agronegócio brasileiro. “Combinado com a Ferrovia Estadual de Mato Grosso, que estamos construindo para ampliar o alcance dos trilhos no Centro-Oeste, o novo terminal reforça o protagonismo do Porto de Santos como o principal corredor logístico para o agro e, consequentemente, uma alavanca de competitividade para a economia do país”, reforça.
A DP World ficará responsável pelas operações portuárias de movimentação das cargas, consolidando-se como o principal player multipropósito do país, com operações simultâneas de contêiner, celulose, grãos e fertilizantes. “Essa parceria é estratégica para a DP World, uma vez que, ao dispor dessa infraestrutura, ampliaremos a capacidade de multimodalidade. O projeto também contribuirá para crescimento do agronegócio no Brasil, otimizando o transporte ferroviário e atendendo às demandas de exportação e importação de forma eficiente”, destaca Fabio Siccherino, CEO da DP World Brasil.