Porto de Imbituba tem movimentação histórica de cargas

Operação atingiu 4,4 milhões de toneladas no primeiro semestre do ano

Redação TranspoData

Foto Ícaro Braga

A Autoridade Portuária de Imbituba concluiu os primeiros seis meses do ano com números históricos. Em relação ao mesmo período de 2023, houve crescimento de 17,4% na movimentação de cargas, somando cerca de 4,4 milhões de toneladas, recorde para o acumulado anual. A operação de cargas em junho também foi a maior marca para o mês em toda série histórica do Porto Organizado de Imbituba, atingindo cerca de 756,5 mil toneladas, 43,3% acima do verificado no mesmo mês do ano passado e 4,3% maior que o realizado em maio.

Os primeiros seis meses do ano foram comemorados pelo presidente da Autoridade Portuária de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto. “Para este ano planejamos investir mais de R$ 50 milhões com o intuito de expandir cada vez mais as operações portuárias”, anunciou.

Em fluxo de embarcações, o mês de junho se iguala ao recorde de 33 navios atracados, atingidos em maio passado, equiparando o melhor resultado da série histórica. Nos seis primeiros meses de 2024, atracaram 162 embarcações no Porto de Imbituba, acréscimo de 11,7% em relação ao mesmo período de 2023. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram mais de US$ 1,1 bilhão de dólares no primeiro semestre, crescimento de 18,5% em relação ao mesmo período de 2023.

Em junho, o número de embarques aumentou 9,5% sobre igual mês de 2023, mas com declínio de 4% na comparação com maio. Os desembarques tiveram acréscimo de 16,3% sobre maio e 125,3% em relação a junho de 2023. No todo do fluxo comercial de cargas, os maiores volumes operados continuam sendo o coque de petróleo, os contêineres, os farelos de milho e soja, o sal, a soja e o trigo. Em evidência, a continuidade da média de movimentação de 50 mil toneladas de açúcar (granel).

No primeiro semestre de 2024, a liderança das exportações (52,9% do total) vem acompanhada de alta de 19,3% na tonelagem enviada ao exterior, se comparada ao realizado no mesmo período de 2023. Em contrapartida, as importações garantiram a fatia de 37,8% das operações com cargas no Porto de Imbituba, com acréscimo de 24,7% na mesma base de comparação. A cabotagem, navegação entre portos do mesmo país, representou 8,9% da movimentação do Porto no semestre, com redução de 14,6% na quantidade de cargas em relação ao mesmo período do ano passado.

Os granéis sólidos representaram 3,58 milhões de toneladas no semestre, crescimento de 15,7%, distinguindo-se como a maior marca no acumulado do primeiro semestre do ano na história do Porto de Imbituba. Eles representam 81,9% de toda a movimentação portuária, com especial relevância para o coque de petróleo, que operou 1.083.063 toneladas em 2024.

 

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *