Estrutura movimentou mais de 700 mil toneladas, crescimento de 2,5% sobre a maior marca até então, de maio de 2021
Redação Transpodata
Foto Porto de Imbituba
Com 700 mil toneladas movimentadas, maio passado entra para a história como o melhor quinto mês de cada ano já realizado no complexo portuário de Imbituba (SC). O recorde mensal foi acompanhado de crescimento de 16,2% em relação ao resultado operacional do mesmo período do ano passado. A marca anterior é de maio de 2021, quando foram transportadas aproximadamente 682 mil toneladas.
Foram atendidos 23 navios, predominantemente de produtos de exportação, fluxo que cresceu 30,3% em relação ao quinto mês de 2022. O envio de cargas ao exterior representou 48,5% da tonelagem total transportada, enquanto a importação ficou com 39,2% e a cabotagem com 12,3%. As principais cargas operadas no período foram coque de petróleo, farelos (soja e milho), contêineres, sal e milho.
No acumulado do ano, o porto já atendeu mais de 3,2 milhões de toneladas e a expectativa é ultrapassar as 7,3 milhões de toneladas até dezembro. “Este resultado reflete o esforço da comunidade portuária de Imbituba, cujo trabalho tem sido motor desses patamares de crescimento. As obras estruturantes programadas pelo governo estadual permitirão a continuidade de atendimento da demanda crescente pela utilização deste porto”, projeta o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Luís Antonio Braga Martins.