Porto Alegre terá elétricos em circulação a partir de fevereiro

Veículos serão fornecidos pelas fabricantes Marcopolo e Caio/Eletra

Roberto Hunoff

Foto Marcopolo, Divulgação

O Município de Porto Alegre anunciou, no final de semana, a incorporação de
12 ônibus elétricos à frota do transporte coletivo urbano. De acordo com a
Administração, os ônibus e os carregadores serão adquiridos pelas empresas
que operam o sistema, com um investimento de R$ 38 milhões, e subsídio do
governo municipal.

A partir de fevereiro, dois ônibus elétricos circularão em projeto-piloto
por 60 dias, atendendo ao chamamento público de julho deste ano da
Secretaria de Mobilidade. Eles atenderão linhas definidas com base em
estudos e visitas técnicas para desenvolver o melhor modelo para Porto
Alegre. Elas priorizam rotas com 180 a 230 quilômetros de extensão para
garantir a utilização total da carga e reduzir a taxa de substituição com
bateria de maior capacidade.

Desde o ano passado, técnicos integrantes da gestão municipal visitaram
diversos locais para conhecer modelos de eletrificação, o mais recente foi
a China. “Esse projeto-piloto servirá como um laboratório para que possamos
desenvolver uma curva de aprendizagem. Ele é fundamental para todos
que trabalham com o transporte e pretendem criar projetos mais robustos
para o futuro”, comenta o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão
de Castro Junior.

Para abril, a Marcopolo prevê a entrega de oito unidades do modelo Attivi
Integral, com chassi e carroceria próprios. “É uma venda importante, mostra
que estamos prontos para atender o mercado brasileiro como um todo, assim
como companhias internacionais, de acordo com as demandas e oportunidades”,
revela Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e
marketing da fabricante. O gerente comercial da Eletra, Silvestre Sousa,
salientou que o uso dos ônibus elétricos elimina totalmente a contaminação
direta ao meio ambiente com a diminuição de emissão de gases prejudiciais à
saúde da população.

Ao longo do ano, a frota de Porto Alegre recebeu 108 novos ônibus movidos a
diesel, com motorização Euro 6, que representam redução de até 80% na
emissão de gases poluentes e de 50% de material particulado, e todos com
ar-condicionado. O investimento total estimado, incluindo os elétricos, é
de R$ 200 milhões. O consórcio MOB – Mobilidade em Transporte é formado
pelas empresas Navegantes, Nortran e Sopal que somam 870 ônibus.

Os modelos

Os ônibus Attivi Integral, produzidos pela Marcopolo e que circularão em
Porto Alegre, têm capacidade para transportar 81 passageiros, sendo 40 em
pé e 41 sentados, poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas no
entre eixos do lado esquerdo, ar-condicionado, e bateria com autonomia de
até 280 km e tempo de carga de até quatro horas. O modelo é desenvolvido
totalmente no Brasil, predominantemente com itens fabricados por empresas
locais, inclusive baterias e componentes eletroeletrônicos, e tem um
conceito inovador para o transporte coletivo urbano.

O veículo da Caio/Eletra possui 12,1 metros de comprimento, acessibilidade,
ar-condicionado, espaço para cadeirante e capacidade para 70 passageiros. A
autonomia da bateria é de 200 a 250 quilômetros.

A entrega dos ônibus elétricos para Porto Alegre consolida o trabalho
realizado pela Marcopolo em busca de oferecer ao mercado soluções de
transportes mais sustentáveis, com a demonstração dos veículos em diversas
cidades, dentre elas Curitiba (PR), Goiânia (GO), Salvador (BA), Belo
Horizonte (MG), São Paulo (SP), Manaus (AM), Vitória (ES) e Angra dos Reis
(RJ). A multinacional brasileira também anunciou investimento de R$ 50
milhões para a fabricação do modelo na planta de São Mateus (ES), o que
amplia a sua capacidade produtiva. Além do Attivi Integral, a Marcopolo
conta ainda com cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, desenvolvidos com
chassis de parceiros, que circulam em diversos países, como Colômbia,
Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil.

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