Iniciativa soma 16 carreteiras e quer aumentar a presença feminina na área de transportes

Roberto Hunoff

Fotos Pepsico, Divulgação

A PepsiCo está dentre as empresas de bens de consumo com as maiores frotas próprias: são mais de 4 mil veículos, dentre caminhões pesados, de médio porte e carros executivos. A empresa possui uma operação logística de ampla capilaridade, entregando produtos em todo o Brasil e chegando aos lares de mais de 90% dos brasileiros. A equipe da cadeia logística de transportes é formada por mulheres nas posições de motoristas de caminhão, manobristas, coordenadoras e gerentes, dentre outras funções.

Pensando em ampliar as iniciativas pela equidade de gênero entre seus talentos a companhia criou, em 2022, a iniciativa Frota para Elas, que impulsiona a presença de mulheres na área de logística, um setor ainda majoritariamente masculino. O projeto busca atrair, capacitar e reter talentos femininos. A equipe de transportes da PepsiCo conta com 16 carreteiras e cinco carretas adesivadas com imagens de algumas das mulheres do grupo. “A ideia não é contratar apenas mulheres que já possuem experiência na área, mas também abrir portas para aquelas que, depois de contratadas, possam se aperfeiçoar com o apoio da PepsiCo”, relata Anderson Pinheiro, diretor de transportes da companhia.

Além da definição das rotas mais eficientes, a área de transportes da PepsiCo também desenvolve diversos projetos de inovação e as mulheres são parte destes resultados. “Temos mulheres em diferentes cargos e estamos de portas abertas para atrair outras. Percebemos que a diversidade nos ajuda a alcançar melhores resultados e a PepsiCo cultiva esse espaço, com benefícios desenvolvidos pensando nas necessidades das mulheres que estão no mercado de trabalho e uma cultura interna que fomenta a equidade e a inclusão”, descreve.

A empresa oferece um curso de formação para mulheres carreteiras, em parceria com a Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), com aulas práticas e teóricas e totalmente custeado pela empresa. Um comitê interno busca entender sobre as condições dessas mulheres nas estradas e como dar suporte a todas. As vagas abertas podem ser conhecidas por meio do site PepsiCo Jobs.

Mulheres no volante

A motorista de caminhão, ou “carreteira”, como prefere ser chamada, Iolanda Borges Pereira (foto), de 63 anos, está na PepsiCo há 27 anos, onde começou como manobrista de empilhadeira e, há mais de duas décadas, está à frente dos caminhões que fazem o frete de mercadorias das fábricas aos centros de distribuição. “Acredito que ser carreteira pode inspirar outras mulheres a saberem que podem ter a profissão que quiserem. Outro dia uma menina olhou encantada enquanto eu dirigia a carreta e, tenho certeza, de que ficou impressionada”, ressalta. A profissional gosta tanto da profissão que, mesmo aposentada, continua trabalhando. Ela foi a primeira motorista mulher da PepsiCo no Brasil.

Rosangela de Fátima Alves, de 53 anos, é outro exemplo de que caminhão também é para as mulheres. Há cinco anos na PepsiCo, é carreteira há quase três décadas. Desde menina tinha o sonho de dirigir caminhão, mas ouvia da mãe que a profissão era coisa de homem. Rosangela demorou para realizar seu sonho e começou aos poucos. Inicialmente, aprendeu a manobrar caminhões. Quando começou efetivamente a dirigir, ao comprar o primeiro caminhão com o ex-marido, teve a certeza de que era isso que queria. “Saio de casa para me divertir, é essa a sensação que tenho, não parece trabalho. Percebi que, em qualquer profissão, se você trabalha pensando somente no dia de receber o salário, não será feliz”, ensina.

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