Paranaguá receberá R$ 910 milhões em investimentos

Aportes no porto serão consolidados por fundo vencedor de novo leilão

Redação TranspoData

Foto Banco de Imagens, Divulgação

A Portos do Paraná concluiu o leilão de mais uma área do Porto de
Paranaguá. A área do terminal PAR09, de aproximadamente 26,5 mil metros
quadrados, foi arrematada pelo Fundo de Investimento Q-PAR09, que deverá
investir R$ 910 milhões em melhorias de infraestrutura nos próximos cinco
anos e gerar 150 empregos diretos. A disputa pública ocorreu na B3, a Bolsa
de Valores brasileira, com sede em São Paulo, O valor de outorga foi de R$
615 mil.

A empresa pública do estado do Paraná, que detém desde 2019 a Delegação de
Competências da União, foi o primeiro porto público autorizado a realizar,
dentre outros procedimentos, o arrendamento das áreas e instalações
portuárias da região. O diretor-presidente da Portos Paraná, Luiz Fernando
Garcia, recordou ser este o quinto leilão de área, em linha com o
planejamento para alavancar cerca de R$ 4 bilhões em melhorias para
Paranaguá.

De acordo com o representante do Fundo de Investimento Q-PAR09, Maurício
Silveira, o arrendamento da área, que é a segunda que o grupo administrará
– a outra fica no porto de Vitória, no Espírito Santo – representa grande
potencial de negócios. “Identificamos uma ótima oportunidade para atuar em
Paranaguá, onde há uma grande demanda por parte dos operadores, com
investimento relevante para a cidade e para o estado”, complementou.

O edital estabelece que o grupo vencedor será responsável pela gestão pelos
próximos 35 anos. A ata de julgamento da documentação de habilitação da
empresa vencedora deverá ser publicada no começo de 2024. A assinatura do
contrato com o grupo também será no primeiro semestre do ano que vem.

SOBRE O TERMINAL PAR09

Localizado no extremo oeste do Porto de Paranaguá, o terminal PAR09 é
destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos de origem
vegetal. Após os investimentos previstos, a capacidade estática será de 162
mil toneladas, resultando em uma dinâmica de 3.159.000 toneladas/ano.

Na modelagem do projeto, os investimentos incluem a construção de nove
novos silos de armazenagem. Em área comum, haverá aportes para a primeira
fase do píer “F” e estruturação de espaço de apoio logístico destinado ao
corredor oeste do porto.

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