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O Porto de Paranaguá (PR) passa a ser o primeiro a oferecer estacionamento de caminhões que permite pernoite aos motoristas. Segundo maior do Brasil, o porto recebe diariamente cerca de dois mil motoristas de caminhões para descarregar diferentes tipos cargas, especialmente no auge do escoamento da safra.
Localizado próximo ao pátio de triagem do Porto de Paranaguá, o novo espaço tem capacidade para 240 vagas, possui circuito interno de segurança, monitoramento 24 horas, banheiros com duchas, cozinha e áreas de convivência e de lazer. No local, também entrará em operação em breve um supermercado e consultórios médico e odontológico.
A iniciativa é da Fastfrete, empresa que já atua com sistema eletrônico de gestão e cotação de frete e que possui um aplicativo voltado para os caminhoneiros autônomos. O aplicativo, focado no segmento de agronegócio, contém informações sobre cargas disponíveis para transporte. Ao chegar no pátio e fazer o cadastro no aplicativo, o motorista tem algumas vantagens. “Estamos disponibilizando uma opção segura, com conforto para o motorista que possui um papel fundamental no transporte de cargas. Enquanto aguarda para descarregar ou após ter feito a descarga na faixa portuária, o motorista pode descansar para seguir viagem, tendo a sua segurança física preservada”, afirmou um dos investidores do empreendimento, Valdécio Bombonatto.
Outra novidade instalada no novo pátio de caminhões é a possibilidade de realizar o serviço de limpeza da carroceria do caminhão com jato de ar. O sistema consiste em um poderoso soprador, que acelera o processo de limpeza e evita que o motorista tenha que subir na carroceria para realizar a limpeza manual. Isso também reduz o risco de quedas e de contato com insetos e animais peçonhentos, por exemplo. Todos os serviços oferecidos no novo pátio de caminhões possuem valores diferenciados para transportadoras cadastradas na plataforma FastFrete.
O diretor operacional da Fastfrete, Paulo Henrique Tonello, afirma que as ações da empresa têm como foco proporcionar maior conforto ao caminhoneiro autônomo e gerar oportunidades de conectar a cadeia logística, aumentando a oferta de serviços. “Trazemos uma solução que também contribui para reduzir tempo de entrega do produto para exportação ou que chega de importação. Outro benefício é a possibilidade de aproveitar o frete de retorno, evitando que os caminhões transitem vazios, rentabilizando a operação”, completa Tonello.