novo_hexatrem-4-1068x712

Novo hexatrem Volvo FMX 6×6 amplia logística sustentável da Suzano

Com tecnologia robusta e maior capacidade de carga, nova frota hexatrem da Volvo eleva eficiência e sustentabilidade no transporte de eucalipto para a Suzano

Redação TranspoData

Volvo, Divulgação

A Suzano, uma das maiores produtoras de celulose do mundo, acaba de incorporar à sua frota 14 unidades do Volvo FMX 6×6, agora configurados para transportar até 250 toneladas de madeira. Em operação nas áreas florestais do Mato Grosso do Sul, esses hexatrens representam um importante avanço na logística interna da empresa, com maior eficiência e sustentabilidade no transporte de toras de eucalipto. 

A nova frota de hexatrens foi projetada exclusivamente para as estradas fechadas dentro das fazendas da Suzano, garantindo uma logística mais ágil e segura. Com uma capacidade de carga 25% maior do que a versão anterior — que transportava até 200 toneladas — os novos veículos contam com reforços estruturais e um eixo dianteiro tracionado, otimizados para enfrentar terrenos acidentados e o transporte de cargas pesadas.

Esses hexatrens de 60 metros de comprimento, com até seis reboques, já estão em operação na nova unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS). Essa unidade faz parte do Projeto Cerrado, que recebeu R$ 22,2 bilhões em investimentos para expandir a produção de celulose de forma sustentável. A empresa prevê que até 50% da logística florestal da unidade será realizada com hexatrens, uma estratégia que permitirá reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO₂ por metro cúbico transportado.

Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano, ressalta a importância da parceria com a Volvo: “A Volvo tem sido um parceiro essencial, com veículos que atendem às exigências específicas de nossa operação e entregam o custo-benefício que buscamos.” A introdução do Volvo FMX 6×6 fortalece a presença da marca no setor florestal e destaca seu uso também em operações pesadas, como mineração e transporte de cana-de-açúcar, onde a robustez é um diferencial.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *