Frete.com dedicou dois anos de estudos em parceria com grupos chineses

Redação TranspoData

Foto Divulgação

A Frete.com desenvolveu uma nova tecnologia, baseada em inteligência artificial (IA), que projeta duplicar o lucro líquido das transportadoras que usam sua plataforma. Após dois anos de pesquisa junto a parceiros chineses, a empresa criou um algoritmo de recomendação de fretes para aumentar em três vezes a eficiência na contratação. A IA também é utilizada no serviço FreteDados, ferramenta de inteligência de precificação de fretes para aumentar a receita. Com o uso dos dois recursos, que serão disponibilizados no marketplace de cargas da Frete.com, o Fretebras, as transportadoras terão mais eficiência na contratação e precificação dos fretes. As novas tecnologias estarão disponíveis somente para os usuários do novo plano Premium.

O uso de tecnologia tem se mostrado como forte aliado para renovar o transporte rodoviário de cargas. Por isso, a Frete.com tem investido em soluções que garantam uma melhor experiência às transportadoras e aos caminhoneiros autônomos. Nos últimos anos, investiu R$ 250 milhões em tecnologias de inteligência artificial para garantir mais segurança aos usuários e agora aposta na questão da eficiência.

“Investimos mais de R$ 1 bilhão para chegar na base atual de 900 mil caminhoneiros e quase R$ 1 milhão por mês para manter essa base ativa e crescendo”, afirma Federico Vega, CEO da Frete.com.

Mais eficiência nas recomendações de fretes

Nesta nova fase de investimentos, a empresa irá automatizar os processos dentro do marketplace de cargas Fretebras para que os fretes sejam melhor direcionados, garantindo mais eficiência às transportadoras e aos motoristas. Com o novo algoritmo de IA, a carga publicada pela empresa é direcionada para o caminhoneiro mais propício para carregá-la, por meio de análises de geolocalização, histórico do motorista, tipo de carga que costuma transportar e local de destino, entre outros. As recomendações serão realizadas via push e whatsapp aos caminhoneiros para maximizar o sucesso da contratação. “Pelos estudos internos que fizemos nessa fase beta, estimamos que as transportadoras irão conseguir três vezes mais contatos nos fretes anunciados em nosso marketplace”, relata Federico Vega.

O aumento na receita será impulsionado com o serviço chamado FreteDados, uma ferramenta de inteligência de precificação de fretes, que, por meio da IA, oferece informações atualizadas do preço que está sendo praticado por rota e tipo de veículo, entre outras informações. “Desta forma, as transportadoras conseguem avaliar se estão precificando o frete de forma correta, de acordo com os preços praticados no mercado, para melhorar a sua receita”, explica o CEO da Frete.com.

Segundo dados internos da Frete.com, um cliente, ao utilizar o FreteDados, pode diminuir em até 15% o preço do frete que estava pagando pela rota na Fretebras. “Percebemos que ainda há muito o que se fazer para otimizar o transporte rodoviário de cargas. Com o uso da plataforma, identificamos que as transportadoras conseguem economizar até 30% no custo dos fretes e os caminhoneiros aumentam em 50% os seus ganhos. Juntando essas questões, podemos transformar esse mercado e auxiliar para o crescimento do país, pois 60% dos produtos são transportados por meio de rodovias no Brasil”, ressalta Vega.

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