Em testes feitos em condições reais de uso, novo composto chegou a alcançar rendimento quilométrico 140% superior à média habitual da frota
Redação TranspoData
Foto Vipal, Divulgação
A Vipal Borrachas apresenta ao mercado a nova tecnologia V® SUPER HYBRID, desenvolvida para atender aos desafios dos terrenos mistos. O novo composto chega como uma solução que redefine os padrões de rendimento quilométrico, resistência e durabilidade dos pneus reformados. A novidade está disponível para bandas do segmento misto, garantindo que frotas de diferentes perfis possam se beneficiar da evolução.
Resultado de rigoroso processo de pesquisa e testes em condições reais, a tecnologia oferece, de acordo com a fabricante, equilíbrio superior entre desempenho no asfalto e em estradas não pavimentadas. Ainda se destaca por maior resistência a cortes e picotamentos; proteção da carcaça, o que amplia a recapabilidade e a vida útil do pneu; redução de impactos ambientais, com maior aproveitamento das bandas; e economia operacional para as frotas.
A inovação foi testada em operações exigentes, como a de extração de madeira, transporte de ração, suínos e frango, em diferentes tipos de terreno. Em um dos testes de campo, conduzido com um caminhão 6×4 de alto torque em terreno íngreme e não pavimentado, os pneus equipados com bandas de tecnologia V® SUPER HYBRIB, em comparação com um composto padrão do mercado, apresentaram aumento de 11,5% em desempenho quilométrico e resistiram ao desgaste com integridade, sem sinais de quebra ou picotamento.
Encerrada a primeira parte do teste foram deixadas apenas bandas com a nova tecnologia que registraram aumento de até 140% na quilometragem em comparação com compostos convencionais, considerando a média habitual da frota. A regularidade do desgaste e a resistência da banda permitiram melhor aproveitamento da profundidade remanescente do pneu, que anteriormente saía de operação com 12mm e passou a ser retirado entre 5 e 6mm com o novo composto. Em outro experimento, realizado com caminhão bi-truck no transporte de ração e animais, o ganho de desempenho foi de 12,5% em ambos os desenhos testados (VT830 e VZY2).