Log-In Experience é o nono navio da empresa, que conta agora com frota 100% própria
Redação TranspoData
Foto Log-In, Divulgação
Com o objetivo de ampliar a eficiência e modernizar sua operação, a Log-In Logística Integrada deu início às operações do novo navio, o Log-In Experience (LOEX). A embarcação, considerada a mais moderna da frota, ao lado do Log-In Evolution (LOEV), foi empregada para atender os serviços de cabotagem e Mercosul da Empresa, no Serviço Atlântico Sul (SAS), em substituição ao navio afretado MSC Belmonte III.
A nova embarcação, com capacidade de 3.158 TEUs, começou a operar no final de julho como parte do projeto de expansão da companhia. O Log-In Experience foi adquirido a partir de um investimento de US$ 85,2 milhões, que contempla também a aquisição do navio Log-In Evolution, recebido no primeiro trimestre do ano.
A chegada das novas embarcações oferece às operações da companhia maior eficiência, menor emissão de gases poluentes, economia no consumo de combustível e aprimoramento da segurança e dos serviços prestados. Nos últimos cinco anos, a Log-In investiu cerca de R$ 1 bilhão, ao câmbio atual, em modernização e expansão da frota.
De acordo com o diretor comercial, Felipe Gurgel, as chegadas do Experience e do Evolution garantem maior confiabilidade às operações e consolidam a companhia como um dos principais players do mercado. “A aquisição do Log-In Experience está em linha com o planejamento estratégico e o atual momento da empresa. Estamos evoluindo a frota para um patamar ainda mais robusto e sustentável, com embarcações modernas e de ampla eficiência, entregando aos clientes mais agilidade e segurança”, comenta.
Eficiência e sustentabilidade
Com 199,98 metros de comprimento, o Log-In Experience se destaca pela alta capacidade nominal e pela integração tecnológica avançada, permitindo monitoramento remoto em tempo real por meio da telemetria. Equipado com um sistema de propulsão otimizado que combina casco, hélice e motor, o navio oferece maior eficiência energética, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes.
A embarcação é equipada com inversores de frequência para controle preciso dos motores elétricos, reduzindo o consumo total de energia e prolongando a vida útil dos equipamentos. O sistema Cold Ironing permitirá que o navio seja alimentado com energia limpa enquanto atracado, eliminando a necessidade de queima de combustíveis internos e contribuindo para a agenda ESG da companhia por meio da eficiência energética e descarbonização.
O Log-In Experience utiliza catalisadores que reduzem óxidos de nitrogênio (NOx) nos gases de descarga e aproveitam o calor para gerar energia de maneira mais econômica. Comparado ao navio pelo qual foi substituído, a nova embarcação promete redução de 35% nas emissões de gases para uma mesma distância percorrida e um mesmo volume de carga (TEUS x milha náutica).