Navio movido a metanol faz rota pelo Brasil

Combustível tem como um de seus principais benefícios a baixa emissão de poluentes  

Redação Transpodata

Foto Cattalini, Divulgação

O píer privado da Cattalini Terminais Marítimos recebeu, recentemente, o navio Stena Pro Patria com um importante exemplo de sustentabilidade. Vindo de Trinidad e Tobago, o navio se destaca por utilizar o metanol como combustível, tendência que está tomando espaço na área marítima em substituição ao óleo combustível, atualmente utilizado por 95% dos navios comerciais do mundo. Com 24 membros em sua tripulação, o Stena Pro Patria partiu de Paranaguá no sábado (24), com destino aos Portos de Santos, Rio Grande e Aratu.

Um dos principais benefícios do metanol como combustível marítimo é seu perfil de baixas emissões. Em comparação aos tradicionais, o metanol elimina dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio, e reduz a emissão de material particulado em até 80%. O Stena Pro Patria faz parte de uma frota composta por seis navios da joint venture entre a Proman, produtora de metanol, e a Stena Bulk. Essa frota é considerada estado da arte na utilização de metanol como combustível marítimo, deixando de emitir cerca de 45 mil toneladas de CO² por ano, o equivalente a emissão provocada por 9.782 carros no período.

Para Amanda Berger, gerente de produto da Helm do Brasil, empresa importadora do combustível, a chegada do navio movido a metanol é motivo de comemoração. “É uma inovação no mercado brasileiro e esperamos continuar recebendo navios movidos a metanol na Cattalini. Vemos que os pilares das nossas empresas estão muito bem alinhados, principalmente sobre o tema sustentabilidade. A Cattalini nos oferece um serviço de excelência, um exemplo para terminais do Brasil”, declarou Amanda.

A parceria comercial instituída entre a Helm do Brasil, Valenz (fornecedora do metanol) e a Cattalini Terminais existe há oito anos. Segundo Sérgio Melchert, diretor de químicos da Helm, a parceria está consolidada em valores que ambas compartilham, como segurança e respeito ao meio ambiente. “Como Paranaguá é o principal porto de operação de metanol no país, a excelência na prestação de serviços da Cattalini foi primordial para o nosso sucesso. Desta forma, para marcar este momento, quando recebemos nosso primeiro navio flex não teria melhor local que a Cattalini para fazermos este evento, reforçando ainda mais a relação e registrando o compromisso com o meio ambiente”, avaliou.

Com 186 metros de comprimento, o Stena Pro Patria atracou no berço externo do píer da Cattalini para descarregar 27,4 mil toneladas de metanol, destinadas ao Centro de Tancagem 4, onde a capacidade estática é de 200 mil m³. A Cattalini se destaca como o terminal brasileiro com maior participação na importação de metanol no país. “Prezamos pelo pleno atendimento às demandas dos clientes, com foco na segurança e eficiência das operações. Esta postura, aliada a fortes investimentos em inovação e infraestrutura, consolida nossa credibilidade e nos faz ser referência nos mercados nacional e internacional”, destacou Bruno Marcel Santos, gerente de logística da Cattalini Terminais.

A indústria naval global é responsável por aproximadamente 3% de todas as emissões globais de gases de efeito estufa. Com cerca de 60 mil embarcações atualmente queimando óleo combustível marítimo de alta emissão, a transição para alternativas mais limpas vem se tornando essencial.

As propriedades de queima limpa do metanol e as vantagens práticas como combustível o tornam uma alternativa atraente aos tradicionais. O metanol está amplamente disponível, é biodegradável e cada vez mais produzido por fontes renováveis.

 

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