Desde o início das atividades de campo, em 2022, foram aplicados mais de 165 mil dormentes
Redação TranspoData
Foto MRS Logística, Divulgação
No dia 30 de julho, a MRS Logística celebrou um marco histórico: 100 quilômetros de linha renovada desde o início das atividades do Projeto GIV (Grandes Intervenções de Via). Desde o início das atividades de campo, em 2022, e com o avanço da frente de renovação mecanizada em 2023, o projeto ganhou velocidade. Até o momento, foram aplicados mais de 165 mil dormentes, sendo mais de 120 mil de concreto, cerca de 30 mil de aço e 15 mil de madeira, reforçando a estrutura dos trilhos com durabilidade e foco em performance.
Mais de 120 colaboradores estão diretamente engajados na execução e coordenação das atividades. A força-tarefa une engenharia, planejamento e operação. “Renovar a ferrovia enquanto mantemos a operação rodando com segurança e eficiência é um desafio diário. Atuamos nos corredores mais densos da ferrovia, em trechos que não passavam por uma renovação completa desde a construção, no final do século XIX. Não é apenas uma obra: é um resgate da infraestrutura, com olhar no futuro e nos próximos ciclos de crescimento da companhia”, comentou o gerente de projetos especiais Paulo Gonzaga.
A comemoração do marco contou com um momento simbólico: pela manhã, o presidente da MRS, Guilherme Segalla de Mello, realizou uma comunicação via rádio com o operador Iago Santos, que estava posicionado na renovadora de lastros, no trecho ferroviário de Volta Redonda 6 Barbara 1 Linha 2. “Mais do que o que entregamos até aqui, o aspecto mais transformador do projeto está no legado que a MRS está construindo: uma nova forma de fazer manutenção de via, mais estruturada, integrada e preparada para os desafios do futuro”, afirmou o presidente.