Inédita versão da picape, que terá estreia global no Brasil, traz conteúdo para ser a configuração topo de linha
Roberto Hunoff
Fotos General Motors, Divulgação
A principal novidade da linha 2024 da Nova Montana, recentemente apresentada pela Chevrolet, é o lançamento da inédita versão RS, caracterizada por itens exclusivos que proporcionam um estilo mais esportivo ao veículo. Trata-se da estreia global do modelo, que chega às concessionárias a partir de agosto com um pacote completo de tecnologia, segurança, conforto e conectividade, sendo posicionada como a configuração topo de linha. Com esta versão, a Nova Montana passa a ter cinco níveis de acabamento: MT, LT, LTZ, Premier e RS, todas equipadas com motor turbo que combina performance e eficiência energética.
Dentre os principais equipamentos de série estão faróis Full LED com regulagem de altura e acendimento automático, sistema OnStar com resposta automática em caso de acidente, botão de emergência e assistência na recuperação veicular, Wi-Fi nativo com sinal até 12 vezes mais estável, atualização remota de sistemas eletrônicos, aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância, ar-condicionado digital automático, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, airbags frontais, laterais e de cortina, além de alerta de ponto cego. A lista ainda inclui painel multimídia integrado MyLink com tela de oito polegadas; função áudio streaming e Bluetooth para até dois smartphones simultaneamente, Android Auto e Apple CarPlay, com projeção sem uso de cabo e carregador por indução; chave inteligente e computador de bordo, além da caçamba Multi-Flex, com tampa traseira equipada com o recurso de alívio de peso na subida e descida.
Há ainda uma ampla gama de acessórios, como faróis auxiliares de LED, subwoofer da marca JBL especialmente dimensionado à acústica da cabine e as divisórias Multi-Board para a caçamba. A Nova Montana RS conta também com pedaleiras esportivas em alumínio, soleiras de portas iluminadas e escapamento em aço inoxidável.
De acordo com a montadora, a Nova Montana é um veículo pensado para a família e para uso em centros urbanos, com dimensões da carroceria compatíveis com vagas de estacionamentos de condomínios e estabelecimentos comerciais. A caçamba tem capacidade para 874 litros e traz sistema avançado de vedação da cobertura. “As configurações mais equipadas da Nova Montana representam mais de dois terços das vendas. Identificamos ainda que existe um perfil de clientes que busca um automóvel multiuso, com elementos exclusivos de design e com acabamento mais arrojado. Daí que surgiu a ideia da versão RS para a picape e num posicionamento topo de linha, algo disruptivo na Chevrolet”, explica Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul.
Em linha com as demais versões da Nova Montana, a versão RS é equipada com motor 1.2 turbo flex com até 133 cavalos de potência e 21,4kgfm (210Nm) de torque. O propulsor traz uma calibração alinhada com a proposta multiuso do veículo. Este mesmo acerto segue para os demais sistemas mecânicos, como a transmissão automática, a direção com assistência elétrica progressiva e a suspensão traseira, que traz um sistema de duplo batente de rigidez variável.
A Nova Montana RS acelera de 0 a 100km/h em 10,1 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 180 km/h. De acordo com dados do Inmetro, o modelo percorre na estrada, com gasolina, 13,3km/l e, na cidade, 11,1km/l. Com etanol, os números são 9,3km/l e 7,7km/l, respectivamente.
Principais conteúdos esportivos
– Grade frontal estilo colmeia com detalhes em preto brilhante
– Logomarca Chevrolet na cor preta
– Emblema RS também na tampa traseira
– Rack de teto e Santo Antônio integrados
– Roda de alumínio aro 17 com acabamento próprio e face usinada
– Espelhos retrovisores externos com capa na cor preta brilhante
– Volante, painel, bancos e encosto de braços com revestimento premium na cor preta com costura pespontada vermelha
– Molduras dos raios do volante, dutos de ventilação e do console central em preto brilhante