Empresa vai vender na capital paulista veículos urbanos de carga 100% elétricos com modelos para transportar entre 400 e 800 quilos
Mauro Cassane
Hitech, Divulgação
A Hitech Electric é uma empresa nacional que começou em 2017 um negócio que tem tudo para ser promissor no Brasil: montar veículos comerciais 100% elétricos vocacionados à logística urbana.
São veículos que assumem aquela função que hoje praticamente fica nas mãos dos motoboys, de motoristas particulares e pequenos frotistas donos das Fiorinos. O termo em inglês para denominar esse negócio é mais elegante: “last mile” (a última milha, em tradução livre).
São veículos bem compactos que ficam em um meio termo entre moto e tuk tuk (aqueles veículos asiáticos com duas rodas traseiras e uma dianteira que começou a aparecer também em muitas cidades do Brasil). Homologados como “Veículo de Mobilidade Urbana” eles não podem rodar por rodovias fora do perímetro urbano.
Em resumo: são específicos para se transportar cargas dentro das cidades. A Hitech importa da China cabinas já pronta, com eixos, plataforma e rodas (tudo em CKD) e monta com trem de força da multinacional brasileira WEG (motor elétrico, inversor e até as baterias) em sua fábrica em Campo Largo, no Paraná.
A empresa já comercializou perto de 300 unidades desses “caminhõezinhos elétricos”. A maioria para empresas que muitas vezes precisam movimentar cargas dentro e entre suas unidades.
Agora abriu a primeira concessionária oficial da marca: fica no bairro do Morumbi, na capital paulista, e pertence ao Grupo Carueme, que atua com revenda de peças para veículos comerciais mas também possui larga experiência na venda de caminhões pois já representou a marca Ford e agora é revendedor oficial Foton.
O Grupo Carueme investiu 6 milhões de reais na nova revenda (adequação da edificação, compra de veículos para show room e test drive e aquisição de peças de reposição).
Os produtos da Hitech não concorrem com nenhuma montadora de caminhões que atua no Brasil. São veículos com caçamba (ou baú) que são capazes de carregar entre 400 e 800 quilos com preços que começam com 129 mil reais para a versão mais leve e simples até 208 mil reais para a versão mais robusta capaz de suportar até 800 quilos de carga.
A empresa basicamente oferece versões variadas de três modelos: e.coDelivery, e.coTruck e e.coCargo.
O e.coDelivery tem uma capacidade de carga de 400kg e autonomia de até 160km, já a família e.coCargo tem a capacidade de carga de 800kg com autonomia de até 280km. Todos os veículos da Hitech são carregados diretamente em tomada padrão de 20AMP, sendo 110V ou 220V.
Com a bateria descarregada o carregamento leva, em média, cinco horas. Mas, segundo Leandro Gedanken, gerente de operações da Hitech, é possível fazer pequenas cargas ao longo da operação. “Mas o recomendável, sempre, é dar a carga total no final do dia”.
Apesar de nome que lembram caminhões, são todos veículos para logística urbana muito adequado para movimentações de cargas dentro de Centros de Distribuição e, também, para entregar encomendas em domicílio.
A Carueme, inclusive, fechou com uma transportadora paulistana que presta serviços à Amazon, a locação de 20 unidades do Hitech. Portanto, paulistanos, não estranhem quando virem esses pequenos caminhões silenciosos rodando pelas ruas da capital.
De acordo com o engenheiro mecânico Rodrigo Contin, fundador e CEO da empresa, a intenção é abrir mais sete revendas ainda neste ano. “Vamos inaugurar a próxima em Brasília e, conforme vamos avaliando o andamento dos negócios, o plano é abrir mais seis revendas em capitais do País ainda neste ano”.
Para Carlos Monteiro, CEO do Grupo Carueme, “tudo correndo bem, avaliamos expandir a operação também para grandes cidades do interior de São Paulo”. A Hitech fechou com a Carueme exclusividade na abertura de revendas em todo o estado de São Paulo.