Com investimento de R$ 100 milhões, capacidade de movimentação de grãos é duplicada

Redação TranspoData

Foto Minas Port, Divulgação

O grupo Minas Port inaugurou no Porto do Açu, Norte Fluminense (RJ), uma nova área de armazenagem, com investimento superior a R$ 100 milhões. São dois novos galpões de 6,4 mil m² cada, com capacidade de estocagem de 70 mil toneladas de grãos de soja e milho. Uma nova área de 14 mil m² estará pronta para armazenar diversos produtos, como combustíveis sólidos e matéria-prima para atendimento de cimenteiras e cales. Os dois novos galpões complementam a estrutura de atendimento para a oferta de mais serviços no terminal, que já conta com três armazéns cobertos, em operação desde 2023.

Instalado no porto-indústria, o Terminal Minas Port será responsável pela movimentação de suas cargas de combustível sólido e prestação de serviços de armazenagem e transporte para clientes do setor agrícola. O embarque das cargas exportadas acontecerá pelo Terminal Multicargas (T-MULT) do Açu.

O grupo também está implementando um novo conceito de sinergia entre os setores agro, fertilizantes, indústria de cimentos e produtos siderúrgicos, além de consolidar a logística casada no Porto do Açu, que visa aumentar a produtividade via transporte rodoviário. A frota de caminhões da empresa entrará no Açu trazendo soja para estocagem nos galpões e fará a logística reversa do complexo portuário, levando combustível sólido e fertilizantes para distribuição, principalmente em Minas Gerais e Goiás.

Com a nova estrutura de armazenagem, a empresa aposta na ampliação da competitividade para a movimentação destas cargas. “Em uma mesma viagem faremos duas rotas, otimizando o transporte das cargas e reduzindo os custos de frete para os clientes. Já os parceiros logísticos contam com um sistema robusto de automação, desenvolvido pela companhia para agilizar todo processo que envolve descarga e carregamento de forma casada, aumentando a eficiência operacional. Para fechar de forma harmônica todo esse processo será iniciada a construção da misturadora de fertilizantes no Porto do Açu”, explica Marcelo Marra, CEO do Grupo Minas Port.

O executivo acrescenta que toda cadeia de importação e exportação será beneficiada, desde os produtores de grãos até o consumidor final. Estima em quase R$ 3 bilhões o valor pago em estadias de navios para atracação somente nos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) em 2023. Já em Açu, os clientes irão dispor de uma janela contratada para atracação, reduzindo o custo pago por toda cadeia pelo demurrage dos navios.

Crescimento exponencial

Em 2023, o T-MULT movimentou 2,1 milhões de toneladas, incremento de 33% em relação ao ano anterior. Foram adicionadas novas cargas ao portfólio, incluindo briquetes de minério de ferro, soja e milho para exportação, além de sal recebido por cabotagem. O T-MULT conquistou ainda sete novos clientes, totalizando 55 no portfólio.

O terminal opera há oito anos, movimentando granéis sólidos e carga de projeto, e teve uma alavancagem de 43% ao ano. Obteve crescimento de operações de exportação, importação e cabotagem, dobrando as operações em dois anos. Com o equilíbrio entre cargas de importação e exportação, o terminal também oferece soluções competitivas focadas na necessidade dos clientes.

Até o fim do ano, a área de cais operacional do T-MULT contará com 500 metros e calado de até 13,1 metros, e um segundo berço para operar dois navios simultaneamente. Com isso, a capacidade de movimentação do terminal, já num primeiro momento, aumentará para 2,7 milhões de toneladas ao ano. Considerando também a expansão da área de armazenagem, será possível duplicar essa capacidade ao longo dos próximos anos, chegando a 5 milhões de toneladas, comparável ao que possibilita uma operação simultânea de dois navios.

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