Produto ainda traz menor nível de óleo da categoria, reduzindo custos de manutenção
Crédito: Meritor, Divulgação
A Meritor apresenta ao mercado brasileiro o eixo tandem MT- 17X HE (High Efficiency) de até 100 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). Trata-se do eixo de simples redução de maior capacidade de carga existente no mundo para transportes rodoviários extra pesados.
Fabio Brandão, diretor de Engenharia e PMO, afirma que o lançamento integra a estratégia da companhia em implementar tecnologias de desenvolvimento dedicadas ao conceito powerdense, ou seja, projetar componentes otimizados para atender tecnicamente as capacidades das aplicações dos clientes, contribuindo com um produto mais robusto e mais leve. O portfólio da Meritor Brasil para este segmento ainda conta com os eixos MS-160 EVO de 74 t e MT-610 de até 120 t.
Disponível para aplicações 6×4 e 8×4, a novidade oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga disponível nesta categoria de eixos (tandem de simples velocidade). Isto deve-se ao novo sistema de engrenamento do diferencial (par de coroa e pinhão e engrenagens helicoidais). O novo projeto ainda contou com melhorias na instalação e interface de suspensão veicular, proporcionando aumento da vida útil do sistema de cardan, além de mais tecnologia de corte de engrenagem e maior durabilidade no sistema de rolamento. Com as evoluções, o MT-17X HE traz aumento de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo.
Brandão explica que o equipamento teve redução do nível de abastecimento de óleo, de 40 litros (padrão desta classe de eixos) para 25 litros neste novo desenho, envolvendo eixo anterior e posterior. O novo eixo para extra pesados pode ser aplicado em motorização de até 750 hp. Outra vantagem apontada pelo executivo é o uso exclusivo da carcaça fundida, o que proporciona o melhor design no pacote para a montagem da suspensão do veículo.
O novo produto traz ainda como opcional o sistema Meritor Detachable, capaz de alterar, quando descarregado, da configuração 6×4 para 4×2. Trata-se de solução inovadora para frotas que buscam melhorar as operações, reduzir custos de combustível e elevar a capacidade de carga útil. O Detachable é capaz de desacoplar o segundo eixo trativo, direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens quando estiver sem carga.