Equipamento 100% nacional começa a ser produzido no segundo trimestre
A Meritor Brasil programou para o segundo trimestre do ano o início da produção do novo eixo traseiro MS-160 EVO, de simples redução para aplicações de até 45 toneladas. Derivado do MS-160, o modelo recebeu diversas melhorias. No momento, encontra-se em fase de validação junto aos OEMs e de modernização do processo de industrialização na unidade fabril da empresa, localizada em Osasco (SP).
O MS-160 EVO é uma evolução de seu antecessor e foi desenvolvido para trazer mais confiabilidade e desempenho às aplicações mais severas nas quais são utilizadas atualmente, como caminhões rodoviários, construção, coleta de lixo e em ônibus urbanos e rodoviários. Segundo a empresa, o eixo está mais leve e robusto e com novo design, atendendo às necessidades do segmento de pesados na América do Sul.
Para Fábio Brandão, gerente Sênior de Engenharia do Produto da Meritor Brasil, o novo eixo nasceu da necessidade de entregar ao cliente um produto mais robusto e competitivo, alinhado às tendências das montadoras em ter produtos mais leves e eficientes com a mesma entrega técnica. O MS-160 EVO apresenta redução de até 22 quilos no peso total, ou seja, de 74 kg do MS-160 para 52 kg. A engenharia da Meritor ainda desenvolveu uma nova caixa do satélite, proporcionando melhoria significativa no processo de lubrificação.
O time de engenharia da Meritor Brasil iniciou a criação tendo como objetivo a otimização e integração dos componentes fundidos. Por meio do conceito “Power Density”, foi possível chegar a um design sem fixadores ao integrar a caixa do diferencial com a do pinhão, repercutindo em redução de componentes.
Segundo Brandão, o eixo assegura maior disponibilidade do veículo em operação, bem como aumenta a vida útil do sistema devido a eliminação da caixa do pinhão. Da concepção até a validação e homologação, o equipamento foi desenvolvido 100% no Brasil, nos laboratórios da Meritor, em Osasco.