eO500 U

Mercedes vende mais de 400 ônibus elétricos eO500 U no país

Com tecnologia elétrica da própria marca, veículos foram entregues a empresas de transporte coletivo do estado de São Paulo

Redação TranspoData

Foto Mercedes-Benz, Divulgação

A Mercedes-Benz segue dando passos significativos na consolidação de sua presença na eletromobilidade no país. A empresa superou o marco de venda de 400 ônibus elétricos urbanos eO500 U à bateria, considerando o volume acumulado desde o início de 2024 até o mês de setembro deste ano. “Essas 400 unidades do ônibus elétrico, com tecnologia da própria marca, foram entregues a empresas de transporte coletivo do estado de São Paulo, principalmente da capital”, informa Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus.Em setembro, a Prefeitura de São Paulo anunciou a entrega de mais 120 ônibus elétri

cos para o transporte coletivo municipal. Desse lote, 80 unidades eram do modelo eO500 U. “Mais de 10 garagens do sistema SPTrans já operam com o eO500 U, com mais de 5 milhões de quilômetros rodados. Entre os clientes destacam-se as empresas Viação Metrópole, Mobi Brasil, Sambaíba, Via Sudeste, Viação Grajaú e Viação Gato Preto”.

Desenvolvido para a realidade local e da América Latina

O ônibus elétrico urbano eO500 U foi totalmente desenvolvido para atender a realidade brasileira e latino-americana. Ele vem sendo produzido em série desde o final de 2022, na fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Atualmente, o modelo vem sendo testado em demonstrações no Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santos e, futuramente, no Rio de Janeiro. “O eO500 U está cada dia mais presente nas vias e nos sistemas de transporte coletivo urbano de grandes cidades. O elétrico articulado eO500 UA, apresentado na LatBus 2024, deverá começar a circular em 2026 e também será exportado para países da América Latina”, ressalta Walter Barbosa.

A expansão do eO500 U brasileiro alcança outros mercados. Chile e Argentina já receberam este ônibus elétrico para demonstração, o que irá ocorrer também com o México. No caso do Chile, o eO500 U foi aprovado tecnicamente em operação regular quanto ao consumo de energia e capacidade de passageiros.

O executivo alerta que para tornar a solução de eletromobilidade sustentável no Brasil do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, visando à descarbonização no transporte de passageiros, é preciso empenho efetivo dos governos federal, estaduais e municipais e da iniciativa privada. “Isso é fundamental para viabilizar o financiamento de ônibus elétricos no país e a implantação efetiva da infraestrutura de recarga”, reforça.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
error: Content is protected !!