As 50 unidades iniciais atenderão pedidos de três operadoras do transporte urbano de São Paulo

Roberto Hunoff

Fotos Mercedes-Benz, Divulgação

Vídeo: Produção em série do eO500U

A Mercedes-Benz está programada para entregar ainda neste ano as primeiras 50 unidades do modelo elétrico eO500U, com carroçaria Caio Millennium, para as empresas Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (oito) e Sambaíba (duas), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Os veículos devem entrar em operação no início de 2024. A fabricação em série do chassi de ônibus elétrico a baterias já é realidade na linha de produção da fábrica 4.0, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

O diretor de vendas e marketing ônibus, Walter Barbosa, adianta que as mesmas operadoras já manifestaram a intenção de adquirir mais 500 unidades, sendo 180 para Metrópole Paulista, 300 para Sambaíba e 68 para a MobiBrasil. “Este expressivo volume de ônibus elétricos reafirma a entrada da empresa na era da eletromobilidade com veículos comerciais no país. Os benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, reforça Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

Walter Barbosa ressalta a importância das primeiras vendas do eO500U para a capital paulista. “As empresas Metrópole Paulista, MobiBrasil e Sambaíba são referências no transporte coletivo da cidade de São Paulo, sistema que conta com uma das maiores frotas de ônibus do mundo. A Metrópole Paulista realizou testes com o eO500U em suas operações e manifestou satisfação com os resultados alcançados”, frisou. A montadora vai entregar aos clientes uma solução completa durante a transição para o ônibus elétrico, desde a venda até o pós-venda, incluindo uma consultoria para infraestrutura e gerenciamento do abastecimento de energia e recarga de baterias.

Dona da maior frota da cidade de São Paulo, com mais de 1 mil ônibus, a Viação Metrópole Paulista receberá as 40 unidades até o fim do ano. “O investimento em renovação de frota é uma importante premissa da empresa. Agora, passaremos a substituir veículos mais antigos pelos elétricos, seguindo a Lei Municipal de Mudanças Climáticas, dando contribuição à descarbonização e proteção ambiental”, afirma Roberto Abreu, vice-presidente da empresa, que atua na Zona Leste e na Zona Sul.

Com cerca de 560 ônibus em sua frota, quase a totalidade Mercedes-Benz da linha O500, entre Padron, articulados e superarticulados, a MobiBrasil colocará em circulação as oito unidades do eO500U nos primeiros dias de janeiro. Inicialmente nas linhas mais curtas para os ajustes finais e adaptação dos motoristas, como também do pessoal de manutenção. A ideia é que as mulheres sejam as primeiras a conduzir os ônibus elétricos. “A expectativa é grande, tanto em tecnologia, quanto em autonomia do ônibus elétrico da marca”, afirma Manoel Marinho, diretor executivo da empresa.

Credenciado junto ao Finame

O diretor Walter Barbosa reforça que o chassi eO500U já está credenciado para o Finame – Baixo Carbono. Segundo ele, o BNDES é um aliado forte das empresas de transporte para financiamento de ônibus e renovação de frota, o que é ainda mais relevante no caso dos elétricos. “Esse apoio é imprescindível para que o Brasil avance no campo da eletromobilidade e da descarbonização”, assinala.

O BNDES Finame – Baixo Carbono é uma linha especial criada para incentivar as empresas de máquinas e equipamentos a adotar a solução de eletromobilidade em suas frotas. Para o credenciamento, o veículo deve atender ao índice de conteúdo local exigido pelo BNDES.

Para chegar a esse conteúdo, o eO500U recebe diversos elementos produzidos pela empresa no Brasil, como a estrutura do chassi, itens elétricos e as baterias, produzidas pela BorgWarner na fábrica de Piracicaba (SP). O credenciamento da Mercedes-Benz também leva em conta outros fatores, como os índices qualificadores, investimento no país, treinamentos de capacitação e especialização, exportações e mão-de-obra.

De acordo com Barbosa, para que a solução de eletromobilidade seja sustentável para o Brasil do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, é preciso empenho dos governos federal, estaduais e municipais e de outros players do setor a fim de viabilizar o financiamento desse novo negócio no mercado. “A tecnologia do veículo é uma responsabilidade nossa e já está madura. Agora, o país depende muito de infraestrutura para ganhar escala”, adverte.

Para o Brasil e países latinos

 O chassi eO500U foi desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade brasileira e latino-americana. Foi amplamente testado no Campo de Provas de Iracemápolis (SP), em vias urbanas, e também na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler Buses em ônibus elétricos.

O mais novo membro da linha O500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250km, a maior entre os ônibus elétricos no país. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa, assim como o conceito eletroeletrônico, englobando baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.

No contexto de serviços inovadores, a marca está dando novos passos na consolidação do FleetBus, solução exclusiva de telemetria e conectividade no Brasil para gestão de frota das empresas de ônibus, que vem sendo utilizada de forma piloto por algumas empresas. Esse serviço 4.0 permite ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. O uso ainda assegura economia no consumo energético, seja o diesel ou a eletricidade, bem como redução de custos operacionais e do TCO. Disponível para todo o portfólio de ônibus urbanos e rodoviários, a ferramenta traz para o mercado um grande diferencial: monitoramento e disponibilização de informações em tempo real.

Produção flexível

O chassi de ônibus elétrico urbano eO500U já vem sendo produzido, em série, na Linha 4.0 da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil. Um dos grandes diferenciais desse processo produtivo é a flexibilidade da operação, ou seja, o novo modelo é produzido na mesma linha de montagem dos demais chassis de ônibus a diesel da marca.

A flexibilidade otimiza a programação e acelera o ritmo de produção, atendendo mais rapidamente aos pedidos dos clientes. “Cerca de 600 colaboradores foram treinados e estão capacitados para a produção do chassi de ônibus elétrico com toda segurança necessária, levando em conta as especificidades técnicas do novo produto e as características referentes à energia elétrica”, destaca Sergio Magalhães, diretor-geral de Ônibus América Latina.

A Mercedes-Benz do Brasil também investe na inclusão de ferramentas de realidade virtual em seus processos de desenvolvimento. O objetivo é obter a otimização de recursos e maior qualidade das propostas apresentadas por engenheiros e projetistas por meio de imersão em um ambiente digital, visão antecipada do processo de manufatura e mitigação de riscos de acidentes. Todos estes fatores contribuem fortemente para a redução do “time to market”, ou seja, a disponibilidade, o quanto antes, do produto ao cliente final.

Próximo destino, Chile

A Mercedes-Benz do Brasil está prestes a alcançar um novo marco de expansão no rumo da eletromobilidade em ônibus na América Latina. Em breve, um modelo eO500U fará sua estreia no Chile. Uma unidade, encarroçada pela Caio, será enviada ao país andino para um programa de demonstração a clientes e gestores do transporte coletivo. A ação é resultado de uma parceria com a Daimler América Latina e com a Comercial Kaufmann, representante local da marca Mercedes-Benz. Além de atender aos países da América Latina, o novo produto também será exportado para outros mercados, como a Oceania.

De acordo com Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina, também estão sendo planejadas ações em outros países, reforçando o compromisso com clientes dos segmentos urbano, rodoviário, turismo e mineração. “Juntamente com clientes e parceiros, construiremos as melhores oportunidades nesse novo cenário de transformações tecnológicas, o que demanda um novo olhar para o dia a dia da operação. Ao chegar aos mercados brasileiro e latino-americano, o eO500U atenderá às especificações de cada país”, argumenta.

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