São 15 cavalos mecânicos customizados para essa edição especial: 10 unidades do modelo 2553 LS 6×2 e cinco do S 2653 6×4
Redação TranspoData
Foto Mercedes-Benz, Divulgação
A Mercedes-Benz resolveu celebrar em alto estilo os 15 anos de lançamento do Actros rodoviário no Brasil. Nesse sentido, lançou uma série especial, com edição limitada e exclusiva de 15 unidades. Já disponíveis para comercialização, os 15 cavalos mecânicos ganham design exclusivo, na cor cinza morsa, com adesivagem especial alusiva à Série 15 anos e identificação do nome Mercedes-Benz na testeira da cabina. Os caminhões extrapesados da família Actros são indicados para transporte rodoviário e aplicações mix-road, em que o caminhão circula tanto na estrada quanto em vias não pavimentadas na mesma operação, como, por exemplo, no transporte de grãos no setor do agronegócio.
São 10 unidades do Actros Evolution 2553 LS 6×2 e cinco do Actros Evolution 2653 S 6×4. Esses caminhões são equipados com o motor OM 471 de última geração de 530 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, contando com uma configuração específica. “O Actros Evolution é a melhor versão do nosso top de linha rodoviário já vendida no país”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços caminhões da montadora.
Com o motor OM 471 de última geração, a montadora estima em oito por cento a economia de combustível, e aumento de 33% no intervalo de troca de óleo. O caminhão ainda tem freio-motor de alta performance de 580cv, transmissão automatizada Powershift 3 Advanced e alavanca na coluna de direção com controle preditivo do trem de força.
A cabine top space, com altura interna de 1,84, vem acompanhada da MirrorCam de 2ª geração com retrovisores digitais, ar-condicionado digital e noturno, painel digital de 12 polegadas, carregamento de celular por indução, basculamento elétrico com acionamento por botão, geladeira de 25 litros, chave inteligente com botão de partida e banco ergonômico com até 11 possibilidades de regulagens. É equipado com eixo traseiro sem redução nos cubos e suspensão traseira pneumática com quatro bolsas por eixo, com capacidade máxima de transporte (CMT) de 62 toneladas para o modelo 2553 6×2. A CMT do 2633 6×4, equipado com suspensão traseira metálica Tuftrac, é de 80 toneladas para o 2653 6×4.
O pacote de segurança completo da série inclui assistentes ativo de frenagem com reconhecimento de pedestres, de ponto cego e de fadiga, farol alto inteligente e outro para auxílio em manobra, piloto automático adaptativo, sensor de faixa de rolagem e airbag para o motorista. O pacote básico tem sistema antitravamento das rodas, controle de aderência em aceleração e eletrônico de estabilidade, distribuição eletrônica de frenagem, luzes traseiras de frenagem de emergência, alarme de marcha ré com luzes intermitentes, freio de estacionamento eletrônico, assistência de partida em rampa, assistente de parada, sensores de chuva e iluminação com luzes lanternas traseira em led.