Montadora entregou 110 ônibus e seis caminhões no âmbito do programa de renovação de frota do governo federal
Redação Transpodata
Fotos Mercedes-Benz
Em evento realizado na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a Mercedes-Benz do Brasil confirmou a primeira grande venda de caminhões e ônibus no âmbito da Medida Provisória 1175, de 2023. As primeiras vendas envolvem 110 ônibus, sendo 90 modelos urbanos OF 1721 para a Suzantur e 20 rodoviários O 500 RSD para a Viação Itapemirim, empresas do mesmo grupo. No segmento de caminhões, são seis modelos extrapesados para a empresa capixaba Carga Pesada Engenharia e Transportes: cinco Axor e um Actros.
A solenidade contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo; Claudinei Brogliato, CEO da Suzantur; James Bellini, presidente do Conselho de Administração da Marcopolo; e Aroaldo Oliveira da Silva, diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e presidente da IndustriALL Brasil. A Mercedes-Benz do Brasil esteve representada por Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas & marketing caminhões e ônibus; Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus; e Luiz Carlos Moraes, diretor de relações institucionais e comunicação.
Programa vantajoso
De acordo com Roberto Leoncini, o programa é temporário, com prazo determinado, mas importante em vários aspectos. “Do ponto de vista ambiental, estamos incentivando ações de descarbonização. Teremos menos veículos antigos e poluentes nas ruas, além da reciclagem e da economia circular, tão vitais ao planeta. Do ponto de vista social, a cada renovação de frota, garantimos mais segurança a quem está sendo transportado e a todos que estão nas vias, além de promovermos melhores condições de trabalho e de conforto aos operadores e aos usuários do transporte. Por fim, o benefício econômico, porque a medida é fundamental para reestimular as vendas de caminhões e ônibus no Brasil”, argumentou.
O executivo assinalou que estão sendo colocados em circulação 110 ônibus novos e tirando das ruas 110 velhos, com mais de 20 anos de fabricação. São modelos BlueTec 6, que atendem ao Proconve P8 (Euro 6), consomem menos combustível, emitem menos poluentes e são mais seguros e eficientes. “Esperamos que a medida provisória seja uma ponte até chegarmos a um cenário econômico melhor, com juros mais baixos, crédito mais acessível e um PIB mais otimista. Esperamos que esta iniciativa seja o início para um programa de renovação de frota veicular permanente, com duração de longo prazo”, acrescentou. O programa de renovação de frota estabelece um mecanismo de desconto, patrocinado pelo governo federal, para facilitar a compra de veículos mais sustentáveis por autônomos e pessoas jurídicas.