Mercedes e Bosch concluem centro de testes veiculares

Com cinco pistas de testes, o CTVI permite avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias de assistência ao condutor

Roberto Hunoff

Fotos Mercedes-Benz do Brasil, Divulgação

A Mercedes-Benz do Brasil e a Robert Bosch América Latina finalizaram as obras de construção das pistas do CTVI (Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis), no interior paulista. O complexo de testes é apresentado como o mais tecnológico do Hemisfério Sul para desenvolvimento e homologações de produtos e componentes de caminhões, ônibus, automóveis, veículos comerciais leves e máquinas agrícolas.

Projetado para atender as demandas de testes e simulações de fabricantes de veículos, sistemistas, autopeças e demais empresas do setor automotivo, o CTVI conta com cinco pistas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias de assistência ao condutor. “Ao disponibilizar essa nova estrutura para outras empresas do setor, contribuímos para o desenvolvimento da indústria automotiva. Com o importante diferencial de que toda a estrutura estará concentrada em um único local, otimizando processos e assegurando ganhos de eficiência, agilidade e produtividade, com qualidade, segurança e confiabilidade”, afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

 Para Gastón Diaz Perez, presidente e CEO da Robert Bosch América Latina, o empreendimento é também uma grande conquista para a toda a engenharia da mobilidade brasileira, por favorecer o desenvolvimento de projetos com ganhos de tempo e em logística em uma infraestrutura com padrão internacional. “O CTVI também está totalmente alinhado com a nossa estratégia de local for local, cujo foco é estabelecer centros de competência locais para atender às demandas dos clientes”, acrescenta.

Com conceito e estrutura similares às de países como Alemanha, Estados Unidos, China e Japão, o CTVI ampliará a gama de testes veiculares no Brasil, acelerando o desenvolvimento e a homologação de produtos e tecnologias. Entre os testes, destacam-se programa eletrônico de estabilidade, frenagem automática de emergência, proteção de pedestres e ciclistas e sistemas avançados de assistência ao condutor, além de eficiência energética e de condução autônoma e semiautônoma. “O desenvolvimento de tecnologias voltadas à segurança ativa e assistência de direção, como radar, ultrassom e vídeo, que em breve serão realizados no CTVI, irão acelerar as oportunidades de condução mais segura e confortável”, complementa Gastón Diaz Perez.

Para Achim Puchert, a Mercedes-Benz do Brasil e a Bosch estão investindo juntas no futuro e permanecerão ao lado dos clientes, do mercado e do país. “No horizonte da parceria, visamos os veículos semiautônomos e autônomos, híbridos e elétricos, todos conectados, digitais e compartilhando informações que visam trazer mais segurança e conforto aos motoristas e passageiros”. Gastón Diaz Perez acrescenta que o CTVI é mais um marco das duas empresas no desenvolvimento de veículos e soluções cada vez mais seguras e inteligentes, em linha com compromisso de ambas com o ecossistema do transporte responsável e com a mobilidade sustentável.

Moderna estrutura em 400 mil m²

Numa área de 400 mil m², o CTVI foi construído junto ao Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis, inaugurado em 2018. A pista oval de alta velocidade é um dos destaques do complexo. Esta área é composta por duas retas paralelas de 960 metros cada e duas curvas asfálticas compensadas de três ângulos distintos, completando o circuito num total de 2,6 mil metros de extensão em três faixas de rolagem. A pista permite verificações em alta velocidade, consumo de combustível, autonomia, arrefecimento, ruído, conforto veicular, dirigibilidade e outros. É possível testar também funções de assistência ao condutor.

A pista de conforto é um conjunto de cinco faixas de rodagem com diferentes pisos e superfícies irregulares para medições de estabilidade, suspensão e outros itens. Com 88 mil m² quadrados de asfalto plano e 220 metros de diâmetro, a área de dinâmica veicular possibilita inúmeras manobras com segurança e em condições ideais para experimentos. Poderá ser utilizada também para avaliações de veículos híbridos, elétricos, autônomos e funções de sistemas avançados de assistência ao condutor.

A área de medição de frenagem é composta por duas faixas paralelas e irrigáveis que propiciam diferentes coeficientes de aderência, que podem ser usadas em manobras de aprimoramento para sistemas de segurança ativa. Destinada às manobras de estabilidade e condução, a pista de dirigibilidade pavimentada, com 1,6 km de extensão e níveis de elevação variados, é composta por curvas e sinuosidades de diferentes raios e está disponível para ensaios de dirigibilidade e testes de veículos de passeio e comerciais leves.

O espaço contará com boxes de oficina e escritórios individualizados, além de estacionamentos para protótipos de veículos em desenvolvimento, que também estarão à disposição para locação. Isso garante privacidade e confidencialidade total para as empresas locatárias.

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