Chassi O 500 RS 1936 passa a ser oferecido na região da Associação de Nações do Sudeste Asiático
Redação TranspoData
Foto Mercedes-Benz, Divulgação
Os chassis de ônibus rodoviários O 500 produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) seguem conquistando novos mercados. A versão RS 1936 chega agora à região da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático). Uma unidade, em regime CKD (completamente desmontado), foi exportada para a empresa Thaco, representante dos produtos Mercedes-Benz no Vietnã, que montou o chassi e a carroçaria, exportando o ônibus integral para demonstração e venda pelo concessionário da marca na Tailândia.
Também em regime CKD, outra unidade do chassi Mercedes-Benz O 500 foi exportada para Taiwan, devendo ser entregue em agosto, ampliando a presença da marca no mercado asiático. “O Brasil é o centro mundial de competência da Daimler Buses para o desenvolvimento de chassis de ônibus e também um polo importante de produção para atendimento a cerca de 50 países de vários continentes. Chegar a um novo e emergente mercado não só amplia o alcance das exportações como reforça a presença da marca na Ásia”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus da montadora.
O chassi O 500 RS 1936 enviado à Thaco é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 360cv de potência a 1.800rpm, com torque de 1.850Nm a 1.100rpm. Este motor de seis cilindros e 12 litros é compatível com a norma Euro 5, atendendo à legislação de emissões da Tailândia.
O veículo é equipado com transmissão automatizada ZF Traxon 12TX BO de 12 marchas, com overdrive e retarder integrado. A suspensão é totalmente pneumática, com dois bolsões de ar na dianteira e quatro de ar na traseira, além de quatro amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora nos dois eixos. Ainda traz sistema de regulagem da suspensão. O chassi estará disponível para os clientes da Asean nas versões com freio a disco ou a tambor. Também pode ser equipado com EBS (sistema de freio eletrônico), ASR, ABS e ESP (controle eletrônico de estabilidade).