Fabricante mostra articulado elétrico cuja produção será iniciada em 2026, novos chassis urbanos e sistema de gestão de frota desenvolvido exclusivamente para frotistas de ônibus

Mauro Cassane

Mercedes-Benz, Divulgação

Walter Barbosa, vice-presidente de vendas de ônibus da Mercedes-Benz, estava com a agenta lotada ontem no estande da fabricante alemã. Mal saiu da coletiva com os jornalistas e já tinha que dar atenção para comitivas de clientes interessados nas novidades para o segmento urbano: especialmente os chassis elétricos e os ônibus convencionais da família OF, agora oferecidos com suspensão pneumática e transmissão automatizada.

A Mercedes-Benz vai fabricar ônibus articulado 100% elétrico a partir de 2026 (mas já estão tirando pedidos lá mesmo no evento). “O eO500UA é um articulado de Piso Baixo para carrocerias de 18 metros, também indicado para grandes capitais. Sua tecnologia se diferencia do irmão menor eO500U porque ele tem motor elétrico central, em vez de motor nas rodas. Além disso, utiliza tecnologia de baterias NMC3 de última geração, com autonomia de até 250 km – e transportando 120 passageiros”, informa Walter Barbosa.

Outra novidade que despertou interesse dos clientes é o serviço de gestão de frota que a empresa desenvolveu exclusivamente para frotistas, batizado de “Fleetbus”. “Já temos 470 ônibus utilizando o sistema e entendemos que, por seus diferenciais, em pouco tempo vamos mais do que triplicar esse número”.

Mercedes-Benz Latbus 2024

A empresa tradicioinalmente lidera com folga o segmento de ônibus com 50% de participação. O articulado elétrico da Mercedes é o eO500UA que está em exposição no estande da marca. Também exposto está o novo chassi LO 1116, micro-ônibus que se posiciona entre os veículos de 9 e 16 toneladas. “Renovamos toda linha OF de nossos tradicionais urbanos que agora contam com transmissão automatizada ZF de oito velocidades e suspensão pneumática. Ou seja, ficaram bem mais econômicos e confortáveis”, comenta Barbosa.

Para as comitivas de empresários de ônibus a fabricante também oferece, na LatBus, para demonstração dinâmica, um ônibus elétrico eO500U e um OF equipado com a transmissão automatizada.

Desenvolvido no País, o eO500U da Mercedes-Benz é uma realidade na produção e nas vendas no País. De acordo com Barbosa, “até dezembro do ano passado, produzimos 50 unidades do modelo para a cidade de São Paulo e, este ano, as entregas continuam, prevendo-se superar as 200 unidades até o final de 2024. Além disso, temos a expectativa de iniciar testes em Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória ainda neste segundo semestre”.

Modelos convencionais da Mercedes-Benz em exposição:

  • LO 1116

Novo modelo de chassi LO para o segmento de micro-ônibus, já atendido pela Mercedes-Benz com o LO 916.  O novo LO 1116 tem capacidade técnica de 10,8 toneladas de PBT (1,4 tonelada a mais que o LO 916), podendo receber carrocerias de 9,2 metros de comprimento (entre-eixos de 4.800 mm) ou de 10,4 metros (entre-eixos de 5.500 mm; neste caso, 1,2 metro a mais em relação ao LO 916). Para as aplicações urbanas, com entre-eixos de 4.800 mm, a lotação chega até 50 passageiros (ganho de 15 a 20 aproximadamente) e para aplicação rodoviária em fretamento e transporte executivo, com entre-eixos de 5.500 mm, a capacidade varia de 36 a 40 assentos (ganho de 4 a 8 assentos).

  • OF 1619 L com suspensão pneumática

Com esse lançamento, a Mercedes-Benz completa o portfólio de chassis de ônibus da linha OF com suspensão pneumática integral. Essa solução proporciona maior conforto para a operação do veículo, maior facilidade de manutenção e melhor acessibilidade dos passageiros, devido à menor altura de degraus em 50 mm, na comparação com a versão de suspensão metálica.

  • OF 1621

O OF 1621 pode receber carrocerias de até 12,5 metros, permitindo configuração até 48 assentos, atendendo demanda de fretamento de funcionários de empresas, indústrias e outras demandas corporativas.

  • OF 1726 L com nova caixa de transmissão automatizada Mercedes-Benz

Disponibilidade da caixa automatizada MB G90 sem pedal de embreagem para o chassi OF 1726 L. Essa novidade também pode ser aplicada aos modelos OF 1619 e OF 1721.

  • O 500 RSD 2445

O modelo passa a contar com pacote de segurança de série. Destaque para itens como o ABA5 (frenagem de emergência), LDWS (leitor de faixa), ACC (piloto automático adaptativo) e IHC (farol alto inteligente).

  • O 500 UA/UDA

Os modelos de chassis de ônibus articulado (O 500 UA) e superarticulado (O 500 UDA) complementam o portfólio BlueTec 6. As versões de Piso Baixo e Piso Alto podem receber carrocerias de 18 a 23 metros, sendo ideais para aplicação em corredores, faixas exclusivas e sistemas BRT de alta demanda de passageiros. Os superarticulados O 500 UDA BlueTec 6 são uma exclusividade da Mercedes-Benz no mercado, com a maior capacidade de transporte no segmento urbano, entre 170 a 200 passageiros, conforme a configuração interna do ônibus.

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