Em parceria com Comil, Mercedes fecha venda de 10 ônibus para o país africano.
Pela primeira vez na história, a Mercedes-Benz do Brasil e a encarroçadora Comil realizam uma parceira para exportar um pacote de 10 ônibus urbanos para o transporte coletivo da Gâmbia, país da África Ocidental. Os chassis são do modelo OF 1730, com carroceria Svelto, e têm a previsão de começar a operar ainda no primeiro semestre deste ano na frota do cliente Gâmbia Transport Service Company (GTSC).
O chassi OF 1730 é equipado com motor OM 926 LA eletrônico, entre eixos de 5950 mm, 17 toneladas de PBT e câmbio automático, além de possuir itens de segurança como o freio ABS. A carroceria Comil Svelto, por sua vez, traz em sua composição 36 lugares para os passageiros, assim como cabine para o cobrador, itinerário eletrônico, luminárias de LED, unidades USB instaladas ao longo do ônibus, duas telas de 15 polegadas e duas portas de acesso, sendo uma frontal e outra no centro do veículo.
Atualmente, o cliente GTSC tem forte participação nas operações do transporte coletivo urbano no país africano.
Gâmbia é um país jovem, pobre que sofreu anos com uma ditadura que terminou em 2016. O ditador Yahya Jammeh, responsável por assassinatos, desaparecimentos forçados e atos de tortura, foi exilado sob a pressão de uma intervenção militar da África Ocidental. Com o seu exílio foi eleito Adama Barrow, responsável pela transição para o regime democrático. E após cinco anos, no último mês de dezembro, Barrow foi reeleito, o que foi crucial para o futuro do país, que pretende deixar para trás todo o passado obscuro.