Mercedes-Benz entra no negócio de locação de caminhões no Brasil

Depois da Scania, Volvo e Volks, chegou a vez da Mercedes lançar empresa de locação para caminhões e ônibus no País

Por Mauro Cassane  

Banco Mercedes-Benz, Divulgação

A Mercedes-Benz entrou oficialmente hoje no negócio de locação de caminhões e ônibus. O nome é Daimler Truck Locações e Serviços. Agora as quatro maiores fabricantes do País (Mercedes, Volvo, Scania e Volks) vão também brigar neste mercado junto com quem lidera esse negócio há quase uma década, o Grupo Vamos (que compra caminhões de todas as marcas e os oferece para locação).

Ainda incipiente, a locação de caminhões vem crescendo rapidamente no Brasil. O Grupo Vamos, por exemplo, tem mais de 35 mil caminhões locados no País. Volvo, Scania e Volks, que começaram neste seara em 2022, chegam a quase 800 unidade. Os contratos variam, na maioria, de 36 a 60 meses. Mas dá para negociar prazos diferentes (vai depender do volume a ser contrato e do poder de barganha de cada frotista).

O negócio é feito não exatamente pela montadora mas por seu braço financeiro. Ou seja, o banco de cada fabricante gerencia os trâmites da locação. E suas concessionárias, em todo o Brasil, vendem a solução. A Mercedes, inclusive, acrescentou seu braço de usados, a Select Truck, para ficar com os caminhões depois que cada contrato for finalizado.

Hilke Janssen, presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz e da Daimler Truck Locações e Serviços.

Para Hilke Janssen, presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz e da Daimler Truck Locações e Serviços, o mercado de locações vem crescendo nos últimos anos, impulsionado pela alteração de comportamento dos clientes, que antes consideravam somente veículos próprios para compor a frota e, hoje, estão mais abertos às locações.

De acordo com Janssen, o novo negócio começa já este mês de fevereiro. A princípio a empresa vai oferecer os modelos mais vendidos mesmo: Accelo, Atego e Actros. E a locação começa para empresas que precise de, no mínimo, três unidades. Por ora, 100 veiculos estão no planejamento. Quem locar vai já contar com serviços de telemetria Fleetboard, documentação e até gestão das multas (isso não significa isenção, mas administração das multas para depois a empresa pagar cada uma).

Maurício Bertolacini, head de vendas e Marketing da Daimler Truck Locações e Serviços.

Maurício Bertolacini, head de vendas e Marketing da Daimler Truck Locações e Serviços, detalha as vantagens da locação: “obtenção de benefícios fiscais, a não preocupação com a renovação da frota de veículos e revenda dos usados e com a gestão de manutenção, documentação e multas, que será feita pela empresa de locação. Além disso, há a garantia de disponibilidade dos caminhões para a operação, propiciando maior liquidez para os clientes investirem no seu negócio principal“.

O diretor de desenvolvimento de mercado da Volvo Financial Services no Brasil, José Olímpio Francisco, explica que setores da indústria, agronegócio, mineração, construção e florestal são os que mais demandam locação de caminhões “uma vez que a maioria dos contratos, feito por terceiros, tem prazos definidos”.

A Mercedes-Benz está otimista com o novo negócio. Segundo Maurício Bertolacini “até o final do ano que vem a expectativa é chegarmos a 200 unidades locadas no Brasil”.

Diz Janssen: “Hoje, a locação de veículos comerciais é um mercado que corresponde a 2% da frota circulante de veículos pesados no Brasil. Em países como Estados Unidos, esse número chega a 25% e, na Europa, o aluguel de caminhões já existe há mais de 30 anos. Estudamos o mercado e trouxemos uma solução para facilitar a vida de nossos clientes. Para cada um deles, será oferecido um produto customizado, idealizado exatamente para atender a necessidade do seu negócio “.

Por enquanto o negócio vai se concentrar unicamente na locação de caminhões rodoviários da marca. A expectativa, de acordo com executivos da empresa, é em breve ter também esses serviços para caminhões off-road e para ônibus urbano e rodoviário.

 

 

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