Modelo a baterias é o primeiro ônibus elétrico do transporte público municipal de São Caetano do Sul

Redação TranspoData

Foto Mercedes-Benz, Divulgação

É da marca Mercedes-Benz o primeiro ônibus elétrico demonstrado no transporte público de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, o modelo eO500U a baterias. O veículo está em uso na Linha 03 – Circular Barcelona, com operação pela concessionária VIPE (Viação Padre Eustáquio).

De acordo com a prefeitura, esta é a primeira etapa do processo de eletrificação da frota de ônibus municipais, que receberá mais veículos em breve. Atualmente, são 57 unidades, todos os demais a diesel. “É uma experiência inédita na sustentabilidade, que trará ainda mais qualidade e modernidade à mobilidade urbana de São Caetano e, consequentemente, para o Programa Tarifa Zero”, destaca o prefeito José Auricchio Júnior.

Totalmente desenvolvido e produzido no Brasil, o Mercedes-Benz eO500U já é uma realidade na produção e nas vendas no país. “Até dezembro do ano passado, produzimos 50 unidades do modelo para a cidade de São Paulo e, este ano, as entregas continuam. Nosso ônibus elétrico está cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista, que é referência para outras metrópoles”, destaca Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus da montadora.

De acordo com o executivo, veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para o mercado. “O eO500U está neste portfólio, sendo protagonista para a Daimler Buses no Brasil e na América Latina. Os benefícios são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, ressalta Barbosa.

Eficiência tecnológica e econômica

 O chassi da linha O 500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 quilômetros, a maior entre os ônibus elétricos no país. Também é a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.

A montadora conta com uma equipe de eMobility, que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e segmento de mercado. Ela oferece apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.

A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos. Os concessionários da marca são treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos.

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