Primeiros embarques para unidades da companhia nos Estados Unidos, no México, na Argentina e Alemanha tiveram início há 25 anos
Roberto Hunoff
Fotos Mercedes-Benz, Divulgação
A Mercedes-Benz do Brasil alcançou, no primeiro trimestre deste ano, o marco histórico de 350 mil motores exportados, número acumulado desde 1998, quando iniciou os embarques desses produtos. Produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), os motores equipam caminhões e ônibus de marcas da Daimler Truck, sendo enviados para unidades nos Estados Unidos, no México, na Argentina e Alemanha.
A Freightliner Trucks, empresa da Daimler Truck North America (DTNA), utiliza motores brasileiros em alguns de seus caminhões na América do Norte. Os motores de caminhões e ônibus da marca Mercedes-Benz são exportados para cinco continentes. A Daimler Truck da Alemanha utiliza os motores para equipar veículos destinados a aplicações específicas da agricultura e mineração, bem como de uso florestal e militar. Além dos motores Euro 6 para o mercado nacional e para países que adotam esse padrão, a Mercedes-Benz do Brasil segue produzindo versões de motorização Euro 3 e Euro 5 que atendem outras legislações de emissões de países da América Latina, África, Ásia, Oceania e Oriente Médio, mercados para onde a empresa exporta caminhões e ônibus.
Para celebrar o marco histórico, a empresa reuniu colaboradores e gestores na linha de produção, evento do qual participaram Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina; Celso Salles, diretor de produção de caminhões e agregados; e Matthias Kaeding, diretor de compras e cadeia de suprimentos. “Iniciamos as exportações de motores em 1998 e os volumes não pararam de crescer, alcançando recordes entre 2004 e 2008. Chegamos a exportar mais de 50 mil motores em um só ano. Em 2019, nos tornamos o polo mundial de exportação de motores clássicos”, afirma Puchert.
A Mercedes-Benz ampliou os conceitos da indústria 4.0 na fábrica de São Bernardo do Campo e os estendeu a uma nova linha de produção de motores. Com isso, consolida-se como a mais avançada em tecnologia 4.0 em seu setor. O processo teve início com a linha de caminhões em 2018, seguida pela de cabinas em 2019 e de chassi de ônibus em 2020. “A atual linha de motores é mais eficiente em produção na comparação com a anterior, sendo mais rápida em suas entregas”, ressalta Salles.