Modelo começou a percorrer rotas em Curitiba e Porto Alegre

Redação Transpodata

Foto Marcopolo, Divulgação

A Marcopolo iniciou nesta semana o cronograma de testes do Attivi Integral, ônibus elétrico com chassis e carroceria desenvolvidos pela marca, com a primeira parada em Curitiba e Porto Alegre. Os modelos fazem parte do lote inicial de 130 veículos e vão circular em demonstração pelo país ao longo do ano.

Em Curitiba, por meio de uma ação promovida pela prefeitura e a Urbanização de Curitiba (Urbs), o veículo será testado por cerca de 30 dias, na linha Interbairros II, que transporta cerca de 65 mil pessoas diariamente e conta com 42,5 quilômetros de trajeto. As avaliações servirão de base para o edital de compra dos primeiros ônibus elétricos da capital paranaense, programado para 2024.

Na capital gaúcha, Porto Alegre, o Attivi Integral será usado para transportar passageiros durante o 4º Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e da XII Reunião Geral do Grupo de Benchmarking Qualionibus, no Instituto Caldeira e no Hotel Master, entre os dias 29 e 30 de junho. “O Attivi Integral é um modelo que conta com a aplicação da tecnologia nacional e o conhecimento da engenharia brasileira, sem deixar de lado a expertise mercadológica das sete décadas de atuação da Marcopolo”, explica Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing.

Com capacidade de fabricar até 1 mil ônibus elétricos em um ano, de acordo com a demanda do mercado, a Marcopolo avança para a fase de demonstrações em diferentes cidades do país e reforça a alta capacidade produtiva da indústria, graças à expertise da engenharia nacional.

Os modelos vão contar com configurações diferenciadas e adaptáveis, capazes de atender às condições de operação e durabilidade exigidas pelas cidades brasileiras que buscam por soluções sustentáveis de mobilidade. Nos próximos meses, estão previstas operações assistidas em outras cidades. O Attivi Integral já passou por testes em Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ).

Portolan acrescenta que o veículo consolida o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com planos de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, incluindo sistema de recarga e manutenção das baterias. “Também é um projeto que estimula a contratação de mão de obra local por ser feito integralmente por uma indústria nacional”, pontua.

Entre os mercados estratégicos para a circulação do Attivi está a cidade de São Paulo, que planeja implantar uma frota de 2,6 mil ônibus elétricos em 2024 e, de forma gradativa, substituir os cerca de 15 mil veículos movidos a diesel que circulam pela cidade. “Estamos prontos para suprir as necessidades de transporte coletivo eletrificado de conglomerados urbanos. O Attivi Integral é uma solução que prioriza o uso de componentes nacionais”, ressalta.

A produção do Attivi Integral está alinhada com a estratégia da Marcopolo, que tem a eletromobilidade como uma das principais iniciativas para contribuir com a descarbonização do transporte coletivo mundial. Atualmente, são 370 ônibus elétricos e híbridos, feitos com chassis de parceiros, rodando pela Argentina, Austrália, Índia e Brasil. No território nacional, eles circulam nas cidades de Bauru, Campinas, São José dos Campos, Santo André e São Paulo (SP), Belém (PA), Brasília (DF), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Maringá (PR) e Volta Redonda (RJ).

 

  Ficha Técnica  

 

Chassi Integral low entry com capacidade total de 20,6 mil quilos

Capacidade de até 80 passageiros

Autonomia de até 250 quilômetros e tempo de carga de até quatro horas

Modelo de plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2

Motor de tração central com potência de 395Kw e torque de 2.800Nm

Capacidade do eixo dianteiro de 7,6 mil quilos

Capacidade do eixo traseiro de 13 mil quilos

Comprimento de até 13 metros

Largura de 2,55 metros

Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake)

Direção eletro-hidráulica

Suspensão pneumática

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