Unidade de negócio investe em modernização e tecnologia, tanto a nível industrial, como em novas opções de propulsão
Redação TranspoData
Foto Marcopolo, Divulgação
Especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos, a Marcopolo Rail amplia a capacidade produtiva com uma nova estrutura de 2.600m² de área total, em Caxias do Sul (RS). No espaço, serão produzidos veículos 100% nacionais de forma integral, que atenderão às diferentes demandas por transportes ferroviário de passageiros no Brasil e na América Latina, além de contar com a possibilidade de desenvolver projetos com parceiros estratégicos em serviços de modernização de veículos.
Entre os modelos que serão fabricados pela unidade está o recém-apresentado ao mercado, o Prosper VLT Hybrid. O veículo híbrido é voltado ao transporte urbano e intercidades, combinando motores diesel e elétrico com baterias. O que proporciona, de acordo com Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócio, melhor desempenho e autonomia na operação, além de reduzir as emissões de CO2.
A ampliação deve melhorar a competitividade da planta fabril, pois além de possuir equipamentos de ponta, conta com equipe de produção especializada, com capacitação constante dos profissionais. O novo pavilhão atende às normas internacionais com fluxo mais ergonômico e eficiente, o que trouxe agilidade na movimentação de componentes e materiais e, consequentemente, aumento da produtividade.
Para a criação do novo espaço, foram feitos investimentos em infraestrutura, com novas máquinas e equipamentos, novos gabaritos e pontes rolantes, além de uma área de armazenagem e logística própria. Combinado a isso, a Marcopolo Rail está localizada em espaço que permite a sinergia com outras áreas do complexo, como o centro de fabricação de componentes e cabines de pintura, tornando os processos mais ágeis e simplificados. Atualmente, entre os projetos em produção estão os modelos People Movers e o fornecimento de três unidades Diesel Multiple Units (DMUs), com dois carros cada do modelo Prosper, à Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária do país.
A Marcopolo Rail investirá também na formação de equipes de engenharia para atuar no desenvolvimento de projetos para o segmento ferroviário. A iniciativa permite que a companhia esteja preparada para desenvolver veículos cada vez mais personalizados, de acordo com os diferentes desafios do setor de transporte sobre trilhos no país, além de contribuir com a valorização dos profissionais brasileiros. “Com as novas instalações e equipes qualificadas, vamos desenvolver produtos da mais alta qualidade e ainda temos condições de nos aliar a parceiros estratégicos consagrados no mercado. Podemos dizer que estamos prontos para acompanhar o crescimento do setor, no Brasil e no exterior, tornando o Brasil uma referência em soluções em mobilidade”, projeta Amaral.