Desenvolvimento garante temperatura constante em todo o salão de passageiros
Redação TranspoData
Foto Marcopolo, Divulgação
A Marcopolo apresenta um produto que transforma a climatização no interior de ônibus rodoviários. O DutoSmart é um sistema inovador que controla e distribui o ar refrigerado de forma inteligente por todo o veículo, garantindo temperatura constante para os passageiros nas poltronas da frente, do meio e de trás.
Desenvolvido pela engenharia da Marcopolo, o sistema, com conceito patenteado, utiliza sensores que captam a temperatura em diferentes pontos do interior do veículo e, por intermédio da inteligência artificial de software e hardware projetados em parceria com a Soha, empresa gaúcha de tecnologia e IoT, direciona um maior fluxo e volume de ar refrigerado para os locais com temperatura maior do que a programada. O monitoramento ocorre em tempo real e de forma ininterrupta, o que permite, por exemplo, que se ao longo da viagem o sol passar a incidir apenas do lado direito do ônibus, o DutoSmart reconheça esse aumento de calor e direcione mais ar refrigerado para todas as saídas do lado direito. O sistema funciona da mesma maneira nas aplicações do ar-condicionado com aquecimento, apenas com o ciclo de temperatura inverso.
Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo, enfatiza que manter a temperatura equilibrada e constante em todo o interior do ônibus rodoviário e ao longo de toda a viagem sempre foi um dos maiores desafios para os fabricantes e os operadores de transporte rodoviário, e motivo de desconforto para os passageiros. Destaca que, em algumas condições, a diferença de temperatura chegava a 7ºC, fazendo com que em alguns pontos os viajantes sentissem desconforto com o calor excessivo e, em outros, muito frio.
Segundo o executivo, vários aspectos interferem no equilíbrio da temperatura interna em um ônibus, como a proximidade do sanitário ou região onde está instalado o motor e a maior ou menor utilização das saídas de ar individuais dos difusores localizados no porta-pacotes. “Com o DutoSmart, a variação é inferior a 2ºC entre as poltronas da frente e as de trás do salão”, explica.
Há dois anos, a Marcopolo começou a desenvolver a tecnologia, com foco em equalizar a temperatura interna dos veículos em tempo real. O DutoSmart opera dentro do duto do sistema de ar-condicionado, controlando e direcionando o fluxo de ar para evitar áreas com excesso de frio ou calor.
Em razão da utilização da inteligência artificial, o status de funcionamento e as configurações do DutoSmart podem ser acessadas pela rede wi-fi do próprio controlador. Isto possibilita a programação das funções, a identificação de possíveis falhas e a realização de manutenções preventivas, evitando que o veículo fique parado por tempo prolongado.
Controle do uso do cinto de segurança
A parceria com a Soha não se limita ao desenvolvimento do DutoSmart. As duas empresas já trabalharam juntas na concepção de um sistema de controle do uso do cinto de segurança em ônibus. O equipamento faz o monitoramento do uso do cinto de segurança pelos passageiros e o sensoriamento de ocupação, utilizando sensores sem fios que facilitam a instalação em veículos em operação.