Modelo Torino em exposição na COP30 incorpora motor elétrico e etanol
Redação TranspoData
Foto Marcopolo, Divulgação
A Marcopolo apresenta um protótipo inédito de ônibus urbano híbrido elétrico/etanol na Casa C.A.S.E., espaço criado para evidenciar e conectar soluções concretas que já estão transformando o Brasil e o mundo durante a COP30, que segue até o dia 21, em Belém (PA). O protótipo combina propulsão elétrica e biocombustível, ampliando a autonomia e eliminando a necessidade de infraestrutura de recarga, pois o abastecimento é feito somente com etanol.
A solução é carbono net zero, ou seja, o CO2 emitido pelo veículo é neutralizado pelo resgate de CO2 no plantio da cana-de-açúcar ou outras fontes de etanol, como milho, sorgo ou trigo. O foco principal é demonstrar a viabilidade da tecnologia híbrida com etanol como solução viável para todos os municípios brasileiros e de implementação quase imediata. A C.A.S.E. é uma iniciativa articulada por Bradesco, Itaúsa, Itaú, Natura, Nestlé e Vale, com o objetivo de posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global e destacar o setor privado brasileiro como articulador de soluções para os desafios relacionados a clima, natureza e pessoas.
Valorizar o transporte público é um dos caminhos mais eficientes para se alcançar as metas de redução de emissões e reorganizar a mobilidade urbana. “Mobilidade sustentável é mais do que tecnologia. Envolve qualidade de vida, eficiência dos sistemas de transporte e inclusão social. É uma jornada coletiva que exige colaboração entre governos, empresas e sociedade”, destaca André Armaganijan, CEO da Marcopolo.
O executivo acrescenta que o país ainda precisa avançar em dois aspectos. O primeiro é desenvolver tecnologias e soluções que viabilizem a transição energética e a descarbonização do transporte. O segundo é conscientizar a sociedade sobre a importância de priorizar o transporte coletivo, já que em grandes centros urbanos as emissões do transporte individual motorizado são quase oito vezes maiores do que as do transporte coletivo. O protótipo segue o mesmo princípio do projeto do micro-ônibus Volare Attack 9 híbrido apresentado no ano passado e exposto recentemente na Busworld, na Bélgica.
A Marcopolo também apresenta o micro-ônibus Fly 10 GV, movido a biometano e gás natural, que reduz em até 84% as emissões de gases de efeito estufa. O veículo envolveu quatro anos de trabalho e destaca investimentos que a Volare vem fazendo no desenvolvimento contínuo de novas tecnologias. Por meio de parcerias estratégicas, foram concebidos uma plataforma e um powertrain com características que contribuem para o transporte sustentável e eficiente.
O modelo possui três cilindros de combustível capazes de armazenar 360 litros, o que representa autonomia de até 450 quilômetros dependendo da aplicação. O Volare movido a GNV e biometano conta com sistemas eletrônicos que garantem mais segurança e conforto, como controle de tração e estabilidade e bloqueio do veículo com porta aberta.







