O novo modelo da Scania volta os holofotes para o que os modelos autônomos reservam para o futuro. 

Depois da Volvo e da Mercedes-Benz, agora tem também Scania que anda sozinho pela lavoura. Na 27ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), que volta a ser presencial após dois anos de pandemia, está em exposição dinâmica um semipesado da autônomo da Nova Geração de caminhões Scania. O modelo P 280 8×4 exibe-se na área de test drive para que o público conheça o novo produto do portfólio da fabricante.

A apresentação mostra que o agronegócio nacional, cada vez mais tecnológico, avança a passos largos na busca da automação. Modelos como o apresentado pela Scania, especialmente projetados para operação confinada, no campo, a exemplo dos modelos da Volvo e da Mercedes, estão despertando cada vez mais o interesse dos agricultores.

Para viagens rodoviárias, a previsão, segundo estudos realizados pela universidade de Michigan, nos Estados Unidos, é que os autônomos assumam até 90% das viagens de longa distância (mas isso apenas na próxima década).

Para acelerar o uso dos modelos, uma das soluções seria e montagem de estações entre as etapas. Os motoristas poderiam lidar com a primeira etapa, que é muito mais complexa, e as viagens longas e demoradas seriam feitas pela inteligência artificial.

A tecnologia ainda precisa evoluir bastante para ser usada com segurança. Um dos principais pontos é a forma como o sistema lida com tempestades, buracos e acidentes. Mas a partir do momento em que a tecnologia conseguir sanar os problemas com relação a segurança, será apenas questão de tempo para que os modelos autônomos tomem conta das estradas.

Contuo, motoristas, não há motivo para preocupação com desemprego. Sempre haverá necessidade da presença humana na boleia para gerir toda operação e, em caso de emergência, assumir o controle.

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