Testes piloto foram realizados com modelos capazes de transportar um contêiner carregado

Redação TranspoData

Foto Maersk, Divulgação

Apoiando iniciativas para descarbonizar as cadeias de fornecimento dos clientes na América Latina, a A.P. Moller – Maersk conduziu um projeto piloto para promover o uso de caminhões elétricos no transporte de cargas de clientes no Brasil. Os pilotos foram feitos com caminhões modelos cavalo mecânico, ou caminhão trator, que permitem o transporte rodoviário de contêineres.

O projeto teve a duração de duas semanas e foi realizado com dois fabricantes distintos de caminhões elétricos no Brasil. Para analisar as possibilidades de fornecimento de conectividade no modal rodoviário, os testes foram conduzidos na Região Metropolitana de São Paulo, em um roteiro de 100 quilômetros, envolvendo as regiões de Barueri, Barra Funda e São Bernardo do Campo – cidade em que se encontra o ponto de recarga – e em um trecho de 230 quilômetros, entre o Porto de Itapoá e a cidade Araquari (ida e volta), em Santa Catarina.

Com 60% dos brasileiros vivendo a menos de 200 quilômetros da costa, a cabotagem é vital, mas a integração de ferrovias, caminhões e centros de distribuição de apoio é fundamental para garantir uma logística integrada de ponta a ponta. Para Karin Schoner, presidente para a Costa Leste da América do Sul na Maersk, a crescente necessidade de capacidade de transporte terrestre torna ainda mais importante garantir que também haja o fornecimento de soluções sustentáveis para esses meios de transporte na região. “No Brasil, estamos construindo uma rede abrangente com o objetivo de integrar perfeitamente todo o processo de logística para os clientes e reduzir as emissões. Nossa avaliação de alternativas sustentáveis, incluindo caminhões pesados eletrificados, em uma região em que essas opções são limitadas, nos fornece insights valiosos para impulsionar o progresso tangível em direção ao compromisso de alcançar o net-zero até 2040”, ressaltou.

Para os projetos pilotos, a Maersk instalou estações de carregamento elétrico em suas áreas operacionais para garantir o carregamento noturno. A dependência das instalações logísticas e do transporte terrestre em fontes de eletricidade renováveis está intimamente ligada a fatores como os requisitos de investimento em infraestruturas locais e o apoio das regulamentações regionais. Atualmente, os veículos elétricos e as soluções envolvendo combustíveis alternativos só estão disponíveis numa escala limitada nestes contextos.

Para alcançar soluções de transporte terrestre neutras para o clima até 2040, a Maersk está priorizando a eletrificação em caminhões pesados em colaboração a clientes com fontes de eletricidade 100% renováveis, bem como identificando oportunidades únicas de redução de emissões dentro da mudança modal. “Este piloto facilitará o teste e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para os clientes, que podem ajudá-los a cumprir seus objetivos ambientais e de ESG. A Maersk continuará buscando soluções sustentáveis na América Latina para atender tanto a crescente demanda de clientes por uma logística integrada de ponta a ponta mais limpa, quanto para cumprir nossos próprios compromissos de descarbonização”, acrescenta Alexis Rodríguez, head de execução de transição energética para América Latina.

O apelo por práticas comerciais mais sustentáveis vem tanto dos consumidores como dos clientes. Mais da metade dos 200 principais clientes da Maersk já se comprometeram com o Pacto Global da ONU, que apoia os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas até 2030. Além disso, dois terços estabeleceram metas para atingir o net-zero ou objetivos baseados na ciência.

Para satisfazer a necessidade de soluções logísticas sustentáveis de ponta a ponta, a Maersk explora oportunidades em regiões onde a infraestrutura para reduzir as emissões em terra ainda não está prontamente disponível. Atualmente, avalia os resultados do teste piloto no Brasil para determinar a escalabilidade da integração dessas soluções ao portfólio de produtos da região, proporcionando aos clientes uma gama mais ampla de opções de transporte sustentável.

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