Porto de Vitória 03

Log-In implanta operação remota de portêineres em Vila Velha

Sistema inédito na América Latina recebeu R$ 42 milhões em investimentos

Redação TranspoData

Foto Log-In, Divulgação

O Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), administrado pela Log-In Logística Integrada, concluiu a implantação do sistema de operação remota dos portêineres, tornando-se o primeiro da América Latina a operar equipamentos de grande porte à distância. O modelo segue o padrão adotado em portos de referência mundial, como o de Roterdã, na Holanda, e permite operações com maior precisão e segurança, reduzindo a exposição dos trabalhadores em áreas operacionais.

Com investimento de R$ 42 milhões, os três portêineres do TVV foram totalmente modernizados e equipados com sistemas de operação remota, câmeras de alta definição e visão 3D, que permitem aos operadores conduzirem as manobras a partir de uma estação dedicada, localizada em área segura do terminal. Os portêineres modernizados são responsáveis pela movimentação da maior parte das cargas de contêiner que chegam e saem do Espírito Santo.

Com as novas funcionalidades, passam a operar com reconhecimento óptico de caracteres integrado ao sistema operacional do terminal, o que automatiza o registro e a conferência das cargas. As comunicações entre a estação de controle e os equipamentos utilizam laços de fibra óptica, garantindo estabilidade, resposta imediata e confiabilidade no comando remoto.

De acordo com o diretor de terminais da Log-In Logística Integrada, Gustavo Paixão, a implantação da operação remota é resultado de um planejamento de longo prazo e de uma estratégia de modernização gradual do TVV. “A operação remota dos portêineres é um passo estruturante dentro da modernização do terminal. É um movimento planejado, que amplia a capacidade operacional e reforça a posição do Espírito Santo como hub logístico relevante no país”, afirma.

Resultados da etapa anterior

A operação remota dos portêineres integra o programa de investimentos da Log-In, previsto no contrato de concessão renovado em 2020, que soma R$ 500 milhões até 2048. A nova fase sucede a etapa de modernização concluída em 2024, que já havia resultado em ganhos expressivos de produtividade. Entre setembro e outubro do ano passado, o TVV registrou aumento de 39% na produtividade operacional, além de redução de 18% no tempo médio de permanência das embarcações e crescimento de 15% no volume médio de contêineres movimentados por escala.

Para Gustavo Paixão, a modernização do TVV acompanha o crescimento da demanda por operações integradas e a expansão das rotas internacionais atendidas pelo terminal. “Com a ampliação da capacidade e a automação progressiva dos processos, o terminal consolida sua posição como uma das principais estruturas de contêiner do Sudeste brasileiro e reforça a vocação como polo estratégico para o comércio exterior e para a movimentação de cargas de alto valor agregado”, reforça.

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