Azul Cargo transportou mais de 900 toneladas de livros nos oito primeiros meses do ano
Redação TranspoData
Foto Azul Cargo, Divulgação
O transporte de livros vem ganhando mais espaço nas operações da Azul Cargo, unidade de logística da Azul Linhas Aéreas. Entre janeiro e agosto deste ano, a empresa movimentou mais de 900 toneladas de livros e registrou crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2024. Foram quase 900 mil pacotes transportados para os seus destinos, em diferentes regiões do país.
Neste período, as rotas mais relevantes para esse tipo de transporte tiveram como origem os aeroportos de Viracopos (SP), Recife (PE) e Jundiaí (SP), com destaque para a ligação entre Viracopos e Manaus. Já os principais destinos foram os aeroportos da capital amazonense, de Belém (PA) e Brasília (DF).
A diretora da Azul Cargo, Izabel Reis, explicou que no histórico da empresa o mês com maior volume transportado de livros é dezembro. “Neste ano, o mês de março foi o maior, com 141 toneladas, ficando à frente das 131 toneladas de livros que transportamos em dezembro do ano passado. Foi uma boa surpresa identificar essa alta no volume de livros transportados no país”, destacando que a média de transporte de livros nos dois últimos anos foi de 82 toneladas por mês.
Em agosto, a Azul Cargo teve como destaque o transporte aéreo de vinhos, com volume de 299,5 toneladas enviadas para todo o Brasil. O top três ficou completo com o transporte de peças em segundo lugar, com 246,7 toneladas distribuídas pelo país e, na terceira posição, o transporte de cosméticos, que totalizaram 145,7 toneladas.