Equipamento passou por restauração nos últimos cinco meses
Redação Transpodata
Foto Márcio Ferreira, Ministério dos Transportes
Após cinco meses de obras, a ponte internacional Getúlio Vargas-Agustín Pedro Justo, entre as cidades de Uruguaiana (RS) e Paso de Los Libres (Argentina), na BR-290/RS, teve o tráfego plenamente liberado na sexta (31/03). A partir de investimento de R$ 6,3 milhões, o Ministério dos Transportes, via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), conseguiu recuperar a estrutura que fica em território brasileiro. Parte da ponte havia colapsado em setembro do ano passado.
A alfândega de Uruguaiana tornou-se, em 2022, o maior porto seco do Brasil e as exportações brasileiras destinadas à Argentina e ao Chile, via ponte, totalizaram US$ 5,6 bilhões. Só, em 2022, segundo o DNIT, passaram pela ponte internacional cerca de 270 mil veículos e média de 740 caminhões por dia. Nomeada a partir dos dois ex-presidentes responsáveis pelo início da obra, Getúlio Vargas pelo lado brasileiro e Agustín Pedro Justo pela Argentina, a ponte ganhou reforço dos pilaretes, vigas, lajes e arcos de sustentação, dentre outras melhorias.
NOVA PONTE
Durante a cerimônia, ocorreu a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma nova ponte, agora ligando Uruguaiana e Itaqui, ambas cidades gaúchas. A nova estrutura, que atravessará o rio Ibicuí, na BR-472/RS, ficará ao lado da ponte atual, que será desativada. A previsão é de que a obra seja concluída em três anos. O valor apresentado pela proposta vencedora, do Consórcio Nova Ponte Ibicuí, foi de aproximadamente R$ 221,4 milhões.