Evento organizado pelo Setcesp propôs o desafio de tirar o ESG do papel e aplicar, na prática, ações que podem fazer a diferença no setor

Redação TranspoData

Fotos Setcesp, Divulgação

Com anos de tradição e experiência na discussão sobre sustentabilidade no transporte rodoviário de cargas (TRC), o Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) promoveu uma imersão no mundo ESG (ambiental, social e governança) e mostrou aos participantes que essas três letras vieram para ficar e quem não se atentar às práticas sustentáveis ficará para trás. Aproveitando a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, o evento teve a participação de especialistas de renome na temática e painéis que abordaram as ações ambientais, sociais, governança e segurança viária das empresas.

Segundo o presidente do Setcesp, Adriano Depentor, o objetivo de informar, conduzir e inspirar empresas com ações ESG foi atingido com sucesso. “Tivemos boa adesão ao evento, com pessoas falando sobre temas muito importantes e que agregaram conteúdo aos presentes”, frisou.

Para Fernanda Veneziani, coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do Setcesp, o legado que o evento deixará para o TRC é o mais importante. “Depois desse evento, os participantes vão tirar aprendizados muito relevantes. Todo mundo voltará para casa com a consciência de que pode fazer diferente e cuidar do mundo e das pessoas”, reforçou.

Para Ana Jarrouge, presidente executiva do Setcesp, o objetivo da iniciativa foi produzir conteúdo de qualidade com diversos players do mercado e unir a iniciativa pública e privada. “A importância deste evento é enorme para o setor, porque, atualmente, temos empresas que estão mais avançadas e outras apenas no início, precisando de ferramentas para implementar práticas sustentáveis. A entidade serve como catalisador e fomentador para promover as empresas e ajudá-las a seguir essa jornada”, afirma. Marcus Nakagawa, autoridade em sustentabilidade e meio ambiente na América Latina e no Brasil, com mais de 25 anos de atuação, mostrou a importância que as empresas e as pessoas devem dar ao meio ambiente e o impacto que as ações refletem na Terra.

Os temas discutidos ganharam espaço em dois workshops práticos, considerados como fundamentais para os participantes realizarem ações em suas empresas que farão a diferença no futuro. No primeiro, acompanharam o tema “ESG na prática: da materialidade ao impacto” e aprenderam a identificar e mapear os impactos sociais, ambientais e de governança da empresa onde atuam, definindo metas e ações estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

A temática do segundo workshop foi “Inventário de emissões: transformando dados em estratégias”, ministrado pelo coordenador técnico do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), Márcio D’Agosto, e pelo coordenador do PLVB e diretor executivo do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável, Lino Marujo. Os participantes aprenderam sobre a metodologia para realização do inventário de emissões de gases de efeito estufa, com o objetivo de transformar dados em ações estratégicas para a redução do impacto ambiental e otimizar custos.

Segundo D’Agosto, esse evento é uma iniciativa indispensável hoje em dia para o setor de transporte rodoviário de carga. “A gente tem que passar a discutir intensamente essa pauta do ESG. O Setcesp tem feito isso, a gente tem acompanhado o trabalho e esse evento é mais uma das ações que está contribuindo para isso”, afirmou.

Para Silmara Balhes, coordenadora de eventos do Setcesp, a Jornada da Sustentabilidade cumpriu com o objetivo de entregar uma programação primeiramente teórica e depois aplicada na prática. “Para esta primeira jornada buscamos trazer insights, profissionais, pessoas com expertises nas áreas de atuação e, em um segundo momento, falamos do ESG na prática. A ideia foi trazer a referência e, logo em seguida, já aplicar com exercícios e todos conseguiram assimilar da melhor forma”, complementou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here