Ultragaz fornecerá o combustível renovável para abastecer a frota nas instalações da transportadora
Redação TranspoData
Foto Jomed, Divulgação
A Jomed Transportes é a primeira transportadora brasileira a utilizar biometano e a abastecer os veículos dentro de sua própria instalação. A iniciativa é viabilizada por meio de parceria com a Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios e responsável pela distribuição do combustível renovável.
Durante o primeiro ano do projeto, o combustível distribuído pela Ultragaz abastecerá 19 caminhões da frota da Jomed Transporte. Os veículos atenderão rotas estratégicas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, reforçando o compromisso das empresas com operações sustentáveis e a redução de emissões de carbono.
Para atender a Jomed Transportes de forma eficiente, a Ultragaz desenvolveu o projeto e executou a instalação de um ponto de distribuição exclusivo diretamente no parceiro, garantindo a rastreabilidade e eficiência. O serviço incorpora uma tecnologia patenteada pela companhia, especialmente desenvolvida para o abastecimento de frotas, garantindo eficiência e inovação no processo.
O serviço permite que o abastecimento seja realizado por uma única central, reduzindo o investimento necessário na aplicação. Comparada ao sistema convencional, o serviço hidraulic power unit (unidade de energia hidráulica), desenvolvido exclusivamente pela Ultragaz, proporciona redução de cerca de 50% no custo de consumo de energia, aumenta a autonomia dos veículos e o volume abastecido, além de otimizar o processo com menos tempo de abastecimento.
De acordo com Erik Trench, diretor de gases renováveis da Ultragaz, o objetivo da companhia é impulsionar a transição energética no país e fortalecer a indústria nacional. “A parceria com a Jomed Transportes representa um passo decisivo rumo à descarbonização e a expansão do biometano para um novo mercado, capaz de transformar o setor de transporte no Brasil. O biometano é a grande aposta para a descarbonização do setor logístico do país”, destaca.
A Jomed Transportes estabeleceu a meta de reduzir em 30% as emissões absolutas diretas até 2030 e a parceria firmada com a Ultragaz será um passo estratégico para acelerar essa jornada. “Com essa iniciativa, a Jomed é a primeira transportadora do país a ter um ponto próprio de abastecimento com biometano dentro de suas instalações, um marco que contribuirá de forma decisiva para atingir as metas antes do prazo. A parceria marca o início da nossa transição energética, utilizando um combustível 100% renovável e alinhado às melhores práticas de sustentabilidade”, destaca Carlos Ferreira, coordenador de sustentabilidade da Jomed Transportes.