Fabricante italiana amplia opções para o transporte urbano de passageiros e aposta em diversificação de produtos sustentáveis

Mauro Cassane  

Iveco, Divulgação

A Iveco foi a fabricante que mais se mostrou eclética na LatBus deste ano. Enquanto seus concorrentes jogaram grande foco na eletromobilidade, a empresa destacou, também, soluções interessantes e sustentáveis valendo-se de motores do ciclo Otto movidos a gás natural. Mas deixou claro que, se a opção for por chassis elétrico, também tem produto em seu portfólio.

No estande da Iveco os frotistas podem conhecer as novas versões da Daily Minibus e dar uma volta, na parte externa do evento, no chassi BUS 17-210 G (a gás natural e biometano) ou no chassi BUS 17-280, agora com suspensão pneumática (nova tendência nos ônibus urbanos).

Chassi BUS 17-210 G

Menos de um mês depois de lançar a eDaily Minibus, a empresa apresentou na LatBus o chassi 17-E BEV, 100% elétrico e, segundo a empresa, “desenvolvido para a realidade do Brasil e da América Latina”. O chassis urbano tem tração 4×2 e comporta encorraçamentos de 9,6 a 12 metros na configuração de piso normal, com 4 ou 8 packs de baterias instaladas no chassi.

Esse conjunto de baterias pode ser instalado entre as longarinas no chassi (e não no teto). Segundo informa a engenharia da empresa, “esse tipo de instalação representa um valor final do ônibus mais competitivo, já que não é preciso reforçar toda a estrutura da carroceria”.

O motor elétrico de 145 kW de potência e 1055 Nm de torque contínuo fica instalado no entre eixos do chassi facilitando, no encarroçamento, portas mais amplas. A autonomia é a de praxe para este tipo de veículo: 250 km em condições de clima, topografia, tráfego e temperatura. Essas variáveis, como sabemos, quase nunca são normais. Mas isso vale para todos os modelos de ônibus elétricos de todas as marcas que atuam no Brasil.

Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus

De acordo com Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus para América Latina, “este modelo com piso normal e suspensão metálica, apresentado juntamente com a eDaily Minibus, inicia a jornada de eletrificação da empresa na América Latina”.

Diz Fetzner: “com a apresentação dos conceitos elétricos, confirmamos a intenção de complementar nossa oferta de produtos com um leque de soluções cada vez mais customizado para as necessidades da mobilidade. Queremos oferecer ao cliente a melhor tecnologia para o seu negócio”

Daily Minibus

A Iveco apresentou três novas versões do veículo para transporte escolar, fretamento, executivo e turismo e, também, a eDaily, lançada recentemente. Essas são as três versões da linha Daily Minibus: 30-160 Escolar, desenvolvida como nova opção com teto-baixo; 50-180 sem Porta Lateral Corrediça (sem PLC), com entrada dos passageiros pela porta dianteira e corredor livre; e 50-180 Hi-Matic Executive, mais vocacionada para turismo receptivo de alto luxo.

    Veja mais fotos da Iveco na Latbus 2024    

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here