IVECO introduz transmissão automatizada na coleta de resíduos

Fotos IVECO, Divulgação

Montadora investiu mais de 30 mil horas em testes e reuniões com operadores do setor para o desenvolvimento da nova solução

Um importante nicho de mercado, o de coleta de resíduos, ganha uma nova opção que fará a diferença para quem trabalha no setor: o IVECO Tector Auto-Shift Coletor. O caminhão passa a ser o único da categoria com transmissão automatizada. O novo câmbio foi desenvolvido e testado em conjunto com clientes na operação real de coleta de resíduos, recebendo uma série de reforços e modificações pensando na robustez necessária para esta severa missão.

Dentre as modificações, reforços em latão no garfo dos varões internos, garfo de acionamento da embreagem mais robusto, platô de embreagem específico para a missão coleta, caixa planetária reforçada com arruelas de bronze para maior durabilidade e novos materiais de engrenagem, aumentando a força do conjunto. O sistema é composto por 10 velocidades, que proporciona cerca de 20% de redução de consumo de combustível na operação se comparado à transmissão automática, e tem 12 funções, sendo quatro exclusivas da marca. Uma das mais utilizadas nesse tipo de operação é o hill-holder, item de série no produto, que garante a partida do veículo com segurança em ladeiras.

Bernardo Pereira, diretor de Marketing da IVECO para a América do Sul, destaca a representatividade do segmento de coleta para o mercado de transportes, à sociedade e sustentabilidade. “A estratégia é nos aproximarmos de nichos de mercado com esse perfil, vocacional, para conquistarmos espaço com produtos desenvolvidos com foco em quem atua diretamente nessas áreas. Por isso, a transmissão auto-shift foi projetada para atender as peculiaridades da operação de coleta de resíduos com robustez e a garantia de termos o melhor conjunto para esse setor”, acrescenta.

O IVECO Tector Auto-Shift Coletor é equipado com o motor NEF n67, da FPT Industrial, com 300cv e 1.050Nm de torque. Disponível em duas configurações de entre-eixos para aplicações 4×2 e 6×2. O modelo nasceu na análise do dia a dia de empresas de coleta e manejo de resíduos, observando as peculiaridades e demandas desse tipo de cliente. Foram mais de 30 mil horas de testes e reuniões com gestores de frota, motoristas e mecânicos que atuam com coleta urbana. Com base nisso, a marca desenvolveu o modelo a partir do Tector, que tem versões entre 9 e 31 toneladas e se destaca pela versatilidade de utilização no mercado.

Alexandre Jordão, gerente de Marketing de Produto da montadora, destaca o uso dos melhores conceitos de engenharia do mercado em componentes, como o eixo-trativo. Ainda cita a adoção do sistema de controle de tração ASR para ampliar a segurança do usuário e da transmissão que vem com duas marchas ré. “Ao analisar o uso do caminhão na operação, ficou claro que a utilização da ré é intensa e, por isso, aplicamos essa evolução. Quando a ré é utilizada, o modelo tem disponível o modo manobra, uma funcionalidade que permite ao motorista focar na direção, sem precisar se preocupar com os pedais”, explica.

Destaque ainda para o eixo traseiro reforçado, para o sistema de freio, que teve incremento de potência, e para as molas reforçadas, que garantem maior durabilidade da suspensão. Para complementar, o novo para-choque curto permite um ângulo de ataque maior e melhora o acesso às áreas acidentadas. Jordão ressalta que o Tector Auto-Shift Coletor está preparado para atender ao mercado de coleta de resíduos com capacidade para implementos de 15 a 19 metros cúbicos, sendo este último na versão 6×2 pusher.

O modelo vem equipado de série com vidros elétricos, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e banco do motorista pneumático, além dos itens de segurança como controle de tração e hill-holder. O ar-condicionado e rádio são itens opcionais.

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