IVECO desenvolve novo chassi de micro-ônibus

Crédito
Fotos IVECO, Divulgação

Modelo tem, dentre suas características, maior PBT, potência e torque dentre os demais disponíveis no segmento

A IVECO amplia seu portfólio de soluções para o transporte de passageiros com o lançamento do chassi para micro-ônibus 10-190, oficializado nesta segunda (20) no primeiro dia da Feira Lat.Bus Transpúblico e Feira Latino-Americana de Transporte, que segue no ambiente virtual até quinta (23). O modelo se destaca por seu PBT de 10,5 toneladas, potência de 190cv e torque de 610Nm, apresentados pela montadora como os maiores dentre todos os chassis de micro-ônibus disponíveis no mercado. A novidade permite uma série de implementações para aplicações urbanas, fretamento e turismo.

Danilo Fetzner, diretor da IVECO BUS, destaca que a equipe da marca está atenta às as novas demandas nesse segmento. “Trabalhamos para antecipar tendências que atendam às necessidades do setor”, citou na coletiva de imprensa virtual. Com capacidade para 36 passageiros, o modelo de 10 toneladas foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial de Sete Lagoas (MG), onde a montadora conta com um campo de provas que permite realizar testes e simulações de diferentes tipos.

O modelo 10-190 vem equipado com transmissão de seis velocidades – único no segmento com a sexta marcha –, que permite melhor escalonamento e, por consequência, economia de combustível, segundo a fabricante. “O objetivo é proporcionar um chassi que tenha um ótimo custo total de propriedade e ofereça segurança e conforto para motoristas e passageiros”, afirma Roberto Pavan, gerente de Marketing da IVECO BUS.

Os 190cv de potência do motor permitem operar com um equipamento de ar condicionado ligado sem comprometer a performance do veículo. O torque máximo disponível, na faixa entre 1.350 a 2.100rpm, possibilita que o motorista adeque a velocidade do veículo, aumentando ou reduzindo a aceleração, sem a necessidade de troca de marchas e, consequentemente, repercutindo no menor consumo de combustível.

O novo chassi vem com itens de série que valorizam o bem-estar a bordo e a praticidade para quem cuida ou dirige o veículo. Dentre os principais, predisposição para instalação de ar condicionado, posição do motorista desenvolvida com foco na ergonomia, painel de instrumentos de fácil leitura e interpretação, e itens de inspeção diária, como nível do óleo, localizados na parte frontal para facilitar a verificação e a manutenção.

Para o diretor da IVECO BUS, o 10-190 está preparado para disputar em um segmento que deve ser beneficiado pelo retorno das atividades sociais, na medida em que a questão sanitária, por conta da pandemia da covid-19, vai se resolvendo. “Enxergamos dois movimentos opostos no mercado. Enquanto o transporte coletivo quase parou, o de fretamento se fortaleceu. O objetivo da marca é ampliar a participação de mercado de forma sustentável e duradoura”, completa Fetzner.

OUTROS BENEFÍCIOS


– Alternador de 90 amperes e baterias de 135 amperes, preparados para atender a demanda elétrica dos atuais micro-ônibus

– Suspensão dianteira e traseira composta de molas semielípticas e barra estabilizadora

– PBT total de 10,5 toneladas confere versatilidade para aplicação de carrocerias

– Entre-eixos de 4.500 mm a 4.800 mm permite distribuição de carga adequada às aplicações

– Capacidade de carga distribuída entre dianteira (3,6 toneladas) e traseira (6,9 toneladas)

– Para suportar o peso adicional de passageiros o modelo utiliza pneus 235/75 R 17,5 e rodas 17,5 X 6,75

– Escapamento com saída na traseira para facilitar o processo de encarroçamento

– Freio pneumático a tambor na dianteira e na traseira

– Tanque de combustível com capacidade para 150 litros

– Tanque de arla de 27 litros, o maior da categoria

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *