Em sua melhor fase no País, Iveco está com fôlego, capital e produtos para brigar pela liderança do mercado de caminhões.
A Iveco vai investir 1 bilhão de reais na América Latina (ênfase para Brasil e Argentina) até 2025. A montadora italiana, que lidera o mercado argentino, quer brigar de igual para igual, no Brasil, com Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus nas vendas de caminhões leves, médios, semipesados e pesados.
Márcio Querichelli, presidente da Iveco na América Latina, tem razões de sobra para mostrar bom-humor e otimismo. Sob sua batuta, a montadora italiana vem passando por sua melhor fase no Brasil em seus 25 anos de história no País. Não entra nessa conta a primeira fase de produção de caminhões por aqui, ainda com o nome Fiat, que foi de 1977 a 1985.
A montadora, que sempre buscou 10% de participação nas vendas de caminhões no Brasil, chegou perto de 8% em 2011. Mas depois, com retração do mercado, agressividade comercial da Ford nos leves e entrada da DAF no segmento de pesados, a fabricante passou por uma fase de declínio. O retorno ao jogo, com mais força, se deu exatamente no início da pandemia da covid-19 no Brasil, em abril de 2020, quando Querichelli botou as mãos no timão da empresa.
A Iveco finalizou o ano passado com 6,77% de participação no mercado brasileiro de caminhões. Mas sua pegada comercial agora é outra. A rede de concessionárias está mais engajada e, em janeiro deste ano, a montadora celebrou 9,96% de participação em caminhões ficando atrás apenas de Volks, Mercedes e Volvo.
Das fabricantes que oferecem linha completa de caminhões (de leves a pesados), a Iveco foi a montadora que mais cresceu no Brasil no ano passado em relação a 2020: registrou expansão de 70% nos negócios. “Nosso intenso trabalho em diversas frentes – expansão da rede de concessionários, desenvolvimento de novos produtos e serviços e contratações – resultou em crescimento significativo nas nossas vendas”, diz Querichelli.
Já de olho na nova legislação Euro 6 que vai valer a partir do primeiro dia de janeiro do ano que vem, a Iveco aposta forte no potencial de veículos a gás no Brasil. A montadora deu até nome pomposo para esse projeto: “Programa Natural Power”. A ideia é avançar nos testes com caminhões a gás e a esperança é ter esses produtos no Brasil até o final do ano que vem.
Assim como seus concorrentes, os executivos da Iveco projetam que o mercado de caminhões no Brasil vai crescer perto de 10% neste ano comparado com ano passado mesmo com um PIB quase nulo.
Agora, com boa parte desse bilhão de reais canalizados para fortalecer ainda mais a marca no País, produtos renovados em todos os segmentos (de vans a pesados), rede motivada, presidente alinhado com toda área comercial e com um início de 2022 promissor, a Iveco, de fato, tem razões de sobra para celebrar seu quarto de século produzindo veículos em Sete Lagoas, MG.