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Fotos IVECO, Divulgação
Marca lançou modelo Minibus para diferentes aplicações no transporte de passageiros
O novo IVECO Daily Minibus deriva da família Daily, que conta com versões sob medida para o transporte de cargas. O modelo para o transporte de passageiros se destaca pela utilização da plataforma baseada em chassi-longarina, que faz com que a vida útil do produto seja superior quando comparado com veículos monobloco, e pela variedade de aplicações, como transporte urbano, intermunicipal, fretamento e locação, dentre outros. “O Novo IVECO Daily Minibus é um verdadeiro pacote de soluções para o mercado do transporte de passageiros na América do Sul. O projeto segue a linha de design e qualidade dos produtos comercializados pela marca na Europa”, definiu Danilo Fetzner, diretor da IVECO BUS.
O veículo possui itens de série como controle de estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático, sensor de ré, rádio com bluetooth e entrada USB, air-bag para o motorista e trio elétrico. Como opcional, pode contar com air-bag duplo, multimídia, comandos no volante e câmera de ré. Roberto Pavan, gerente de Marketing de Produto da IVECO BUS, também cita o maior vão de porta do segmento, que facilita o embarque de passageiros, e o corredor central e a altura interna do salão de 1.900cm, que favorecem o acesso a todos os assentos.
O modelo garante acessibilidade por meio de DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel). Primeira van de passageiros inclusiva do mercado, o veículo foi projetado para oferecer ao passageiro com mobilidade reduzida as mesmas condições que os outros ocupantes desfrutam a bordo do veículo. O DPM, desenvolvido especialmente para a linha Daily, posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento.
O veículo está disponível nas versões fretamento e turismo, com capacidades para 15 passageiros, com rodado simples traseiro, e 18 ou 20 passageiros, com rodado duplo traseiro. A marca ainda comercializa a versão Vetrato que oferece as mesmas características técnicas e funcionais da Minibus, fornecida com as janelas envidraçadas colocadas, mas com o salão de passageiros vazio para ser customizado pelos implementadores e transformadores conforme o desejo do cliente.
Principais atributos
Design – grade frontal preta ou cromada, carroceria redesenhada, conjunto óptico com novo farol, novas luzes de posição, farol de neblina, para-choque dianteiro tripartido, direção com coluna ajustável, diminuição do tamanho do volante, melhor isolamento acústico e porta-objetos.
Interior – volante e alavanca de câmbio posicionada no painel; painel de instrumentos com controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção; e sistema multimídia (opcional) com tela de sete polegadas e funções ativadas pelo reconhecimento de voz.
Motor – modelo F1C da FPT Industrial, de 3.0 16v, quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica do tipo Common Rail, 170cv de potência máxima a 3.500rpm, torque máximo de 400Nm de 1.250rpm e 2.900rpm e tecnologia EGR.
Segurança – assistentes de estabilidade eletrônica e de freio hidráulico, compensação hidráulica de frenagem, performance hidráulica do freio traseiro, controle estendido de estabilidade, intervenção do movimento de rolagem, mitigação de capotagem e controle de partida em subidas.