Objetivo da transportadora Ibor é diminuir as emissões de CO2 em mais de 85%
Redação TranspoData
Foto Volvo, Divulgação
Numa iniciativa inédita no país, transportadora de Juiz de Fora (MG) é a primeira a utilizar combustível produzido a partir de óleo de cozinha reciclado. Além de reduzir as emissões de CO2 com o uso do biocombustível, o modelo de economia circular, com matéria-prima totalmente reaproveitada, diminui ainda mais o impacto ambiental das operações de transporte. O contrato inicial é de 10 caminhões Volvo FH B100 Flex para operar em rotas diversas na região Sudeste.
O objetivo da IBOR Transporte Rodoviário é diminuir as emissões de CO2 em mais de 85%. São cerca de R$ 40 milhões em investimentos em um projeto que começou em 2021 na busca por soluções sustentáveis, tomando o atual direcionamento no final de 2023, em conjunto com a equipe acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora. O diretor comercial Guilherme Bordin frisa que o Projeto Frota Verde estabelece um novo padrão para o transporte rodoviário brasileiro, provando ser possível unir eficiência operacional com responsabilidade ambiental, crescimento com sustentabilidade e tradição com inovação.
O trabalho está culminando com uma usina de produção de biodiesel e um posto de abastecimento. As instalações estão dentro do próprio terreno de 75 mil m² da transportadora, que fabricará inicialmente cerca de 30 mil litros do produto por mês, já a partir de março. “O biodiesel de óleo de cozinha usado representa mais que uma evolução tecnológica. É a chance de transformar um resíduo em energia limpa, conectando comunidades e estradas em um ciclo virtuoso de sustentabilidade”, afirma Luiz Antônio Bordim Junior, diretor operacional da IBOR.
Pelo planejamento, a fábrica de biodiesel alcançará um volume mensal de 90 mil litros em 2026. E a meta é ousada: uma frota 100% sustentável. “Neste primeiro ano começa a operação com uma frota-piloto selecionada e monitoramento intensivo de performance, além dos ajustes e otimizações em tempo real”, afirma Guilherme Bordin.
A partir do segundo semestre inicia-se a expansão gradual para mais rotas e veículos, a ampliação da rede de coleta de óleo e a consolidação de processos internos e externos. “Nossa visão é clara, uma frota 100% sustentável. Mas, como bons conhecedores da estrada, sabemos que não adianta ter pressa. O importante é manter o ritmo certo. Cada fase será cuidadosamente monitorada, com indicadores que vão muito além dos números”, esclarece Luiz Antônio Bordim Júnior. Cita que no monitoramento estão incluídos a performance dos veículos, a satisfação dos motoristas, o impacto ambiental mensurável, o engajamento das comunidades e o feedback dos clientes.
Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, destacou que a versão do FH B100 Flex, que pode ser abastecida com até 100% desse biocombustível, foi desenvolvida para atender demandas com estas características. Os 10 veículos foram comercializados pela Treviso, concessionária Volvo na região de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Inovação com tradição
Filhos de um dos dois fundadores da empresa, Luiz Antônio Bordim Junior, atual presidente do grupo, e sua irmã, Juliana Bordin, representam a segunda geração de dirigentes da IBOR, que está completando 52 anos. Nos últimos anos, os executivos decidiram investir em inovação e veículos com alta tecnologia. Atualmente, 65% da frota de 500 caminhões da transportadora é formada por modelos Volvo, da linha FH.
Com 500 motoristas em um corpo de 750 funcionários, filiais e pontos de apoio por toda a região de atuação, a IBOR é uma das maiores transportadoras do Sudeste. Atua no segmento de carga pesada com frete lotação, transportando produtos siderúrgicos de todo tipo, painéis de fibra de madeira, bobinas de papel e celulose e outros insumos e itens acabados para garantir o pleno funcionamento de sistemas de produção e logística de seus clientes.
Os caminhões percorrem os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo e algumas rotas pontuais no Centro-Oeste, Nordeste e Sul do Brasil. Mensalmente, as distâncias percorridas superam 2,5 milhões de quilômetros e o volume transportado chega a mais de 100 mil toneladas.