Mineradora se alinha ao movimento global de descarbonização
Redação TranspoData
Foto Hydra Paragominas, Divulgação
Como parte da sua estratégia de descarbonização até 2030, a Hydro
Paragominas, mina de bauxita localizada no Pará, está cada vez mais
alinhada à tendência do transporte elétrico. A novidade mais recente, em
parceria com a Irmen Máquinas, foi a aquisição de dois caminhões SANY
SKT90E, 100% elétricos, cada um com capacidade de 60 toneladas.
Edil Pimentel, gerente da operação de mina da companhia, assinala que,
comparado ao modelo 8×4 utilizado, com capacidade para 36 toneladas, cada
caminhão elétrico representa a redução de cerca de 190 toneladas de CO2 por
ano e tem cerca de 12 horas de autonomia por carga. “O seu desempenho
dentro da rotina da mina em diferentes cenários e condições climáticas será
avaliado nos próximos meses”, explica.
A chegada dos caminhões é mais uma ação na lista de iniciativas da
mineradora em contribuição para a estratégia de descarbonização. Outra
medida foi a mudança na estrutura do contrato de locação de veículos leves,
substituindo 50% da frota de combustão a diesel por etanol. A Hydro
Paragominas também adquiriu este ano 10 carros elétricos para compor a
frota de veículos leves, substituindo modelos convencionais abastecidos com
diesel.
De acordo com Eduardo Pedras, gerente de infraestrutura da Hydro
Paragominas, a aquisição dos carros elétricos significa redução de emissão
de 120 toneladas de CO2 por ano, representando 332 árvores plantadas no
mesmo período. “Ao mudar o combustível, também reduzimos 575 toneladas de
CO2 no meio ambiente. E seguimos pesquisando no mercado novas alternativas
para reduzir a utilização de diesel nas operações”, adianta.
Outra novidade na Hydro Paragominas está nos ônibus utilizados para
transportar os empregados na ida e volta da cidade e dentro da mina. A
empresa equipou oito veículos com um sistema inovador de ar-condicionado
100% elétrico. A novidade foi incorporada pela fornecedora de transporte
Caliman com objetivo de apoiar a meta da Hydro de reduzir as emissões de
CO2. O sistema vai funcionar em caráter de testes com expectativa de
expansão para 100% da frota que atende a mina, gerando uma redução estimada
de 220 toneladas de CO2 por ano, segundo a contratada. “A expectativa é
reduzir o custo com a manutenção dos aparelhos e o tempo do veículo parado
para manutenção, alcançar o menor consumo de combustível e contribuir para
mitigar as emissões de CO2”, comenta Thiago Caliman, diretor da operadora.
A Hydro é a primeira mineradora no país a contar com a tecnologia
desenvolvida pela empresa catarinense Innovaklim. O novo sistema de
refrigeração funciona com compressor elétrico e alimentação por baterias, o
que reduz o consumo de combustível nos veículos. Um dos ônibus tem um
sistema combinado com painéis fotovoltaicos para utilização da luz solar
como energia elétrica. A frota atual a serviço da Hydro é de 35 ônibus.
Após o período de testes com os novos aparelhos de ar-condicionado, será
avaliada a mudança no restante.